Topo

Pole Position

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lavada de Verstappen no campeonato da F1 não reflete a realidade da pista

Colunista do UOL

21/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A tabela do campeonato da Fórmula 1 tem Max Verstappen disparado na frente, com 46 pontos de vantagem para o companheiro Sergio Perez, e 49 para Charles Leclerc. Isso é o equivalente a quase duas vitórias de folga, que foi construída com cinco vitórias nas últimas seis provas. Por outro lado, mais uma vez a Ferrari saiu de um GP imaginando que poderia ter vencido, com Carlos Sainz pressionando o líder do Mundial nas últimas 16 voltas.

Lewis Hamilton voltou ao pódio, em um final de semana em que a Mercedes foi uma das protagonistas e não pelas melhores razões. Eles foram alvo da desconfiança dos rivais depois que o time apareceu com uma peça que só tinha sido autorizada no dia anterior pela FIA, em meio à queda de braço para definir o que fazer em relação ao porpoising. E Hamilton chegou a jogar a toalha depois de uma sexta-feira muito ruim. Mas eles deram a volta por cima no final de semana e aproveitaram que Perez e Leclerc tiveram corridas comprometidas (o mexicano, por uma quebra de câmbio, e o monegasco chegou em quinto após largar em penúltimo por ter trocado o motor).

Quem não pode dizer o mesmo é a Alpine, que não descartava lutar pelo pódio com Fernando Alonso largando em segundo, mas teve uma corrida comprometida pelo equipamento e pela estratégia. Mas pelo menos eles terminaram com ambos pilotos nos pontos, mostrando a evolução do carro nas últimas provas.

Esses são alguns dos temas do Ju Responde do GP do Canadá. As perguntas podem ser enviadas após cada corrida por meio do instagram @myf1life.