Topo

Pole Position

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Por que os carros da F1 estão pulando tanto e como solucionar esse problema

Colunista do UOL

14/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Max Verstappen não só aumentou sua vantagem na liderança do campeonato como viu o rival Charles Leclerc cair para terceiro após abandonar enquanto liderava o GP do Azerbaijão. O monegasco teve a segunda quebra de motor em três etapas, algo parecido com o que o holandês viveu logo no início da temporada. A Ferrari admite que ele sofrerá punições pelas trocas de motor ao longo do ano e a primeira delas pode vir já neste final de semana, no GP do Canadá.

Mas o grande assunto do final de semana foram os quiques dos carros, mais violentos em Baku devido à natureza de uma pista rápida e com asfalto ondulado. E como o palco da próxima prova, em Montreal, isso deve continuar dando o que falar. Até porque os pilotos estão reclamando dos efeitos físicos desses quiques e cobram uma posição mais firme da Federação Internacional de Automobilismo, que já tentou interferir, sem sucesso. A questão é especialmente delicada na Mercedes, que viu Lewis Hamilton sair do carro com dificuldades após a prova devido às dores nas costas.

Voltando à disputa pela ponta, Leclerc era líder quando teve a quebra, após uma boa jogada estratégica da Ferrari. Nas últimas três corridas, eles demonstraram uma evolução, após ficarem para trás em Imola e em Miami, a quarta e quinta corridas do ano. Mas, no campeonato, Leclerc viu uma vantagem que era de 46 pontos virar uma desvantagem de 24 em cinco GPs.

Outro ponto de discussão do GP do último domingo foi o desempenho de Sergio Perez, que era líder na primeira parte da prova e depois foi passado por Verstappen e perdeu terreno. Ele agora está em segundo lugar no campeonato, mas Verstappen mostrou em Baku que o desempenho aquém do companheiro em Mônaco não deve se repetir muitas vezes na temporada.