Topo

Pole Position

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Hamilton e Russell se animam com novidades da Mercedes no GP da Espanha

O inglês George Russell, da Mercedes, nesta sexta-feira em Barcelona  - Mercedes
O inglês George Russell, da Mercedes, nesta sexta-feira em Barcelona Imagem: Mercedes

Colunista do UOL

20/05/2022 14h46

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os pilotos da Mercedes saíram animados do primeiro treino livre com a melhora do carro após testarem as novidades que a equipe trouxe para o GP da Espanha neste final de semana. Mas cautelosos em relação às chances de já lutarem com Ferrari e Red Bull.

Este é um GP importante para a Mercedes, que atualizou pela primeira vez seu assoalho. Esta peça, que é fundamental para a performance do carro, é a mesma que vem dando trabalho para a Mercedes. Como tem faltado estabilidade para o assoalho da Mercedes, o carro tem um movimento chamado porpoising, que faz com que eles não estejam conseguindo configurar o carro da melhor maneira possível. As atualizações visam aumentar a carga na parte de trás do assoalho, o que poderia ajudar a diminuir esse movimento.

"O carro está definitivamente reagindo de maneira diferente. Nossos limites são diferentes desta vez. O porpoising foi menos intenso nas retas, o que é bom, mas ele ainda aparece um pouco nas curvas, o que nos obriga a fazer alguns comprometimentos", afirmou George Russell, que terminou em segundo..

O inglês ainda acha que a Red Bull está muito forte, assim como a Ferrari, que também atualizou o carro, mas acredita que a Mercedes pode ter diminuído a desvantagem em relação à ponta. "Eles ainda tem vantagem nos modos de motor, então é complicado. Mas também é verdade que tudo vai depender da degradação dos pneus, é isso que vai definir a corrida."

Lewis Hamilton estava ainda mais animado, algo que não é incomum para o heptacampeão às sextas-feiras. "Foi positivo, estou muito feliz com o progresso. Tenho que agradecer muito ao pessoal da fábrica. AInda não somos os mais rápidos, mas estamos em um bom caminho. Foi a primeira vez que conseguimos andar sem o porpoising. A gente ainda tem um pouco, mas está muito melhor. Ainda é difícil, mas está muito melhor agora. Agora é uma questão de acertar tudo direito, e talvez consigamos fazer com que o carro fique ainda melhor."

Não é a primeira vez que a Mercedes vai bem em uma sexta-feira de treinos livres. Isso também aconteceu em Miami, quando Russell liderou o dia. A exemplo de Barcelona, fazia muito calor e não havia muito vento, o que ajuda na estabilidade do assoalho. Mas, pela avaliação dos pilotos, há uma melhora real mesmo sabendo que o calor é favorável. De qualquer maneira, a previsão é de as temperaturas fiquem por volta dos 30º por todo o fim de semana.

A definição do grid de largada para o GP da Espanha começa às 11h do sábado pelo horário de Brasília. E a corrida começa às 10h da manhã do domingo.