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REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

A menos de 40 dias do 1º teste, F1 não definiu quando mostrará novos carros

Carros da temporada 2021 enfileirados para sessão de fotos na pré-temporada da Fórmula 1 de 2021 - Clive Mason - Formula 1 via Getty Images
Carros da temporada 2021 enfileirados para sessão de fotos na pré-temporada da Fórmula 1 de 2021 Imagem: Clive Mason - Formula 1 via Getty Images
Julianne Cerasoli

Fã de Fórmula 1 desde a infância, Julianne Cerasoli nasceu em Bragança Paulista (SP) e hoje vive em Londres (Inglaterra). Atua como jornalista desde 2004, tendo trabalhado com diversos tipos de mídia ao longo dos anos, sempre como repórter esportiva e com passagem como editora de esportes do jornal Correio Popular, em Campinas (SP). Cobrindo corridas in loco na Fórmula 1 desde 2011, começou pelo site especializado TotalRace e passou a colaborar para o UOL Esporte em 2015, e para sites e revistas internacionais. No rádio, é a repórter de Fórmula 1 da Sistema Bandeirantes de Rádio desde 2017, e também faz participações regulares no canal Boteco F1, o maior dedicado à categoria no YouTube. Em 2019, Julianne criou o projeto No Paddock da F1 com a Ju, na plataforma Catarse, em que busca aproximar os fãs da Fórmula 1 por meio de conteúdo on demand e podcast exclusivo com personagens da categoria. Neste espaço: Única cobertura in loco de toda a temporada da Fórmula 1 na mídia brasileira, com informações de bastidores, entrevistas exclusivas, análises técnicas e uma pitada de viagens.

Colunista do UOL

15/01/2022 09h59

As equipes da Fórmula 1 estão a pouco mais de um mês de colocarem os carros da nova geração na pista, mas ainda não se sabe quando a mídia e os torcedores poderão ver, de fato, as máquinas em ação. Uma combinação de acordos comerciais e o pouco tempo que os times estão tendo para se adaptar a um regulamento bastante alterado pode significar que isso pode acontecer apenas em março, no último dos dois testes de pré-temporada.

Este teste vai acontecer no Bahrein, entre os dias 10 e 12 de março. A pista será palco da primeira etapa da temporada, uma semana depois, dia 20. Até agora a única confirmação é que este teste terá a presença da mídia e será transmitido ao vivo pelo aplicativo da categoria, o F1TV, que está disponível no Brasil. E a TV Bandeirantes também fará a cobertura direto da pista de Sakhir.

Os barenitas se adiantaram ainda no ano passado e negociaram condições especiais para não apenas terem o teste, mas também para fazerem deste evento a grande apresentação da nova geração de carros da F1, que terão visual bastante diferente em relação aos anteriores.

As equipes, contudo, não queriam testar apenas no país do Oriente Médio justamente porque os carros são tão diferentes que seria importante fazer as primeiras experiências em uma pista mais próxima das fábricas, devido à facilidade de trânsito de peças e profissionais.

Por conta disso, a F1 e as equipes decidiram que seria realizado um teste no Circuito da Catalunha, na Espanha, no final de fevereiro, entre os dias 23 e 25. Como isso esvaziaria o interesse pelo teste do Bahrein, a primeira bateria será realizada sem a presença de público e, de momento, também sem mídia.

f1 2022 - REUTERS/Andrew Couldridge - REUTERS/Andrew Couldridge
Carro de 2022 da Fórmula 1 terá muitas diferenças na parte aerodinâmica
Imagem: REUTERS/Andrew Couldridge

Além do acordo com os barenitas, um grande motivo para que o teste seja feito a portas fechadas é porque os carros simplesmente não estarão prontos. Em uma temporada 'normal', a maioria dos times consegue fazer testes curtos privados para checar os sistemas do carro (chamados shakedowns) antes de iniciarem a pré-temporada.

Mas a temporada de 2022 é única em vários aspectos. A F1 não apenas terá um regulamento técnico novo, como também está aprendendo a conviver com uma série de restrições: o desenvolvimento aerodinâmico deste carro só pôde ser iniciado em janeiro de 2021 e tem de respeitar limites impostos ano passado (o teto orçamentário e de tempo de túnel de vento e desenvolvimento digital das peças, que é menor para as equipes mais bem colocadas no mundial). Com isso, a expectativa é de que os shakedowns só sejam feitos justamente no primeiro teste.

Isso aumenta muito a chance de vermos uma sessão com muitas quebras e interrupções, o que é mais um motivo para times e a F1 preferirem um teste a portas fechadas. Por outro lado, a mídia também pressiona para ter acesso ao evento em Barcelona.

Outra diferença para anos anteriores é a falta de informações, em meados de janeiro, a respeito dos lançamentos dos carros. Nos últimos anos, as equipes têm preferido fazer lançamentos online, mostrando muito pouco dos carros em si e focando mais nos parceiros comerciais. Com os carros ficando prontos bem em cima dos testes e todos querendo esconder os detalhes dos novos modelos uns dos outros, isso certamente vai acontecer novamente. Porém, é possível que não tenhamos visto nem todas as novas pinturas até o primeiro teste, no final de fevereiro.

A única equipe que anunciou oficialmente a data de seu lançamento foi a Aston Martin: 10 de fevereiro. A Red Bull também indicou que fará um lançamento online.