Topo

Pole Position

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mazepin testa positivo para covid-19 e a Haas terá apenas um carro no grid

Nikita Mazepin em sessão de fotos para a temporada 2021 da Fórmula 1 - Dan Istitene/Formula 1 via Getty Images
Nikita Mazepin em sessão de fotos para a temporada 2021 da Fórmula 1 Imagem: Dan Istitene/Formula 1 via Getty Images

Colunista do UOL

12/12/2021 06h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A equipe Haas vai disputar a última corrida do campeonato da Fórmula 1 com apenas um carro depois que Nikita Mazepin testou positivo para covid-19 e está isolado em seu hotel em Abu Dhabi. A equipe norte-americana tem o brasileiro Pietro Fittipaldi como piloto reserva mas, como ele não fez a classificação, não pode disputar a corrida.

Este é o segundo caso de contaminação por covid entre os pilotos nesta temporada. O primeiro foi de Kimi Raikkonen, que perdeu duas etapas no meio do ano. Em 2020, Sergio Perez, Lance Stroll e Lewis Hamilton perderam etapas devido ao vírus, e outros pilotos foram infectados entre uma temporada e outra.

A Haas ainda não definiu o que fará no teste que será realizado nesta próxima semana em Abu Dhabi. O time divulgou que tem outros membros isolados, mas não revelou quantos e quem são. Estas não são as primeiras baixas da Haas por covid. Na última etapa, na Arábia Saudita, inclusive, eles tinham tido membros testando positivo.

O protocolo da Fórmula 1 obriga a todos os profissionais da categoria a testarem até 24h depois da sua primeira entrada no circuito, e depois novamente a cada 96h. Em relação ao isolamento, as regras variam de acordo com o país.

Desta forma, Mazepin encerra sua temporada de estreia na Fórmula 1, marcada por rodadas e resultados negativos. O russo acabou sendo o 21º piloto na classificação final, mesmo com um grid de 20. Isso porque ele teve resultados piores, também, que Robert Kubica, substituto de Raikkonen nas duas provas que o finlandês perdeu.

O GP de Abu Dhabi marca a decisão mais apertada da Fórmula 1 desde 1974, com Max Verstappen e Lewis Hamilton igualados em pontos. A corrida tem largada às 10h da manhã, com transmissão pela TV Bandeirantes.