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FIA nega pedido de revisão de lance entre Verstappen e Hamilton no GP de SP

Hamilton e Verstappen saem da pista após tentativa de ultrapassagem do britânico em Interlagos - Reprodução/Twitter
Hamilton e Verstappen saem da pista após tentativa de ultrapassagem do britânico em Interlagos Imagem: Reprodução/Twitter
Julianne Cerasoli

Fã de Fórmula 1 desde a infância, Julianne Cerasoli nasceu em Bragança Paulista (SP) e hoje vive em Londres (Inglaterra). Atua como jornalista desde 2004, tendo trabalhado com diversos tipos de mídia ao longo dos anos, sempre como repórter esportiva e com passagem como editora de esportes do jornal Correio Popular, em Campinas (SP). Cobrindo corridas in loco na Fórmula 1 desde 2011, começou pelo site especializado TotalRace e passou a colaborar para o UOL Esporte em 2015, e para sites e revistas internacionais. No rádio, é a repórter de Fórmula 1 da Sistema Bandeirantes de Rádio desde 2017, e também faz participações regulares no canal Boteco F1, o maior dedicado à categoria no YouTube. Em 2019, Julianne criou o projeto No Paddock da F1 com a Ju, na plataforma Catarse, em que busca aproximar os fãs da Fórmula 1 por meio de conteúdo on demand e podcast exclusivo com personagens da categoria. Neste espaço: Única cobertura in loco de toda a temporada da Fórmula 1 na mídia brasileira, com informações de bastidores, entrevistas exclusivas, análises técnicas e uma pitada de viagens.

Colunista do UOL

19/11/2021 09h43

A Federação Internacional de Automobilismo negou o pedido de revisão solicitado pela Mercedes no lance entre Max Verstappen e Lewis Hamilton durante o GP de São Paulo, no domingo passado. Em uma decisão que demorou quase 24h para sair, os comissários entenderam que, embora a equipe tenha apresentado novas evidências, elas não são significativas, e, portanto, o resultado da prova segue inalterado.

O apelo da Mercedes levava em consideração que os comissários não tinham tido acesso a uma câmera onboard do carro de Verstappen, que mostraria um movimento de volante do holandês que indicava que ele não tinha tentado fazer a curva normalmente. Na manobra, Hamilton tentava passar a Red Bull por fora e os dois acabaram saindo da pista.

Ainda que os comissários realmente não tenham tido acesso àquela imagem durante o processo de decidirem que sequer investigariam o incidente, isso não foi considerado relevante, pois eles não entenderam que o novo ângulo mudaria sua decisão. Hamilton acabou passando Verstappen 10 voltas depois e venceu a corrida, diminuindo sua desvantagem no campeonato de 21 para 14 pontos.

Esta é só mais uma das várias brigas que Mercedes e Red Bull vêm protagonizando fora das pistas, no campeonato mais disputado da Fórmula 1 pelo menos desde 2012. O chefe da Mercedes, Toto Wolff, brincou que a rivalidade começou como "boxe olímpico, virou boxe profissional e, agora, MMA".

Após a confirmação de que o apelo não seria levado adiante, Wolff disse que isso era esperado e explicou que eles só queriam levantar a discussão acerca de incidentes semelhantes, pensando nas três últimas etapas do campeonato. A Fórmula 1 já está no Qatar, correndo pela primeira vez no circuito de Losail.

Mas isso não quer dizer que os protestos acabaram: após a decisão, o chefe da Red Bull, Christian Horner disse que, se eles virem a mesma asa que a Mercedes utilizou durante o GP de São Paulo neste final de semana, é muito provável que eles vão protestar o carro dos rivais. Isso porque eles entendem que a lâmina principal da asa traseira está se movimentando quando o carro está em alta velocidade, e esse seria o motivo pelo qual a Mercedes tem tido uma vantagem tão grande de velocidade especialmente nos finais das retas.

A pista do Qatar tem uma das retas mais longas do campeonato, com pouco mais de 1km. Max Verstappen liderou a primeira sessão de treinos livres para o GP do Qatar. A segunda sessão começa às 11h da manhã pelo horário de Brasília.