Topo

Pole Position

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Guerra tática com punições entra na briga de Mercedes e Red Bull em Monza

Colunista do UOL

10/09/2021 16h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Valtteri Bottas vai largar na frente no sprint deste sábado na Itália. Mas já sabe que estará no fim do grid no domingo porque trocou seu motor. E pode não ser o único: a disputa entre Mercedes e Red Bull pelo título também virou um jogo estratégico envolvendo punições em Monza.

O regulamento prevê que, quando o piloto ultrapassa as três unidades de potência a que tem direito na temporada, seja punido com a perda de posições no grid. A Red Bull de Verstappen está mais pendurada nesse quesito do que a Mercedes, e se esperava que eles usassem Monza para fazer a troca de Verstappen. Isso, principalmente se o rendimento da Red Bull fosse, como o esperado, pior que o da Mercedes nesta pista, já que Verstappen não teria muita chance de roubar pontos de Hamilton e, em Monza, ele poderia fazer ultrapassagens e escalar o pelotão para, provavelmente, chegar na mesma posição que se não tivesse sofrido a punição.

Agora que está confirmado que Bottas sofrerá a punição, abre-se a chance de Verstappen conseguir mais pontos se não trocar seu motor. É uma decisão que a Red Bull pode tomar até domingo de manhã. Sempre lembrando que eles terão que receber essa punição em alguma das corridas restantes na temporada.

Isso porque, embora a F1 tenha uma corrida curta neste sábado, a sprint, as punições contam só para o grid do domingo.

Então é por isso que Bottas larga em primeiro na sprint, uma corrida de 18 voltas que vai decidir o grid do GP da Itália, e sabe que terá de fazer uma corrida de recuperação por conta da punição no domingo.

Quem não deve trocar de unidade de potência é Lewis Hamilton, que tem grandes chances de sair de Monza como líder do campeonato. Ele larga em segundo na prova de sábado, que distribui três pontos para o vencedor, dois para o segundo e um para o terceiro, e é o favorito para a corrida. No momento, Hamilton está a três pontos de Verstappen na disputa do campeonato. O holandês larga em terceiro no sprint, que começa às 11h30 da manhã pelo horário de Brasília. O GP da Itália tem largada às 10h do domingo.