Topo

Pole Position

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

"No Brasil, vivi uma grande virada na minha vida", diz Lewis Hamilton

Lewis Hamilton comemora o título mundial de 2008 após o GP do Brasil - Paul Gilham/Getty Images
Lewis Hamilton comemora o título mundial de 2008 após o GP do Brasil Imagem: Paul Gilham/Getty Images

Colunista do UOL

24/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A pista de Interlagos nunca foi uma das melhores para Lewis Hamilton, que tem quase 100 vitórias na Fórmula 1, mas apenas duas em solo brasileiro, em 2016 e 2018. Mesmo assim, o país tem um lugar muito especial nas lembranças do heptacampeão, pois foi no Brasil que ele viveu o que considera um momento que mudou para sempre sua vida, quando conquistou seu primeiro título mundial, em 2008.

"Aquele foi um grande momento de virada na minha vida. Era um sonho que parecia tão improvável e foi um grande teste de caráter e de vontade porque eu tinha perdido o título até a última curva e consegui ganhar no final. Aquele momento mudou a minha vida", disse o inglês, que precisava de um quinto lugar para ser campeão e era o sexto até fazer uma ultrapassagem em cima de Timo Glock na última curva da última volta.

"Duas semanas depois, os Estados Unidos elegeram seu primeiro presidente negro. É um momento que mudou a jornada minha e da minha família e sempre vou lembrar disso, desse momento super importante que vivi no Brasil."

Naquela época, Hamilton, que foi o primeiro piloto negro a correr e a vencer na F1, era rival de Felipe Massa, e lembra que era recebido pelos brasileiros de forma bem diferente em relação a hoje.

"Lembro que eu não era o cara mais bem recebido nos meus primeiros anos de Fórmula 1 no Brasil porque eu corria contra um piloto brasileiro. Mas acho legal justamente essa jornada que eu tive com o Brasil ao longo dos anos, desde quando eu corria com um capacete inspirado no do Senna, com as mesmas cores."

Hamilton se refere ao capacete que usava desde o kart até os primeiros anos na Fórmula 1, que era predominantemente amarelo, o que remetia a Senna, mas também ajudava seu pai, Anthony, fundamental em sua carreira, a identificá-lo mais facilmente nas pistas. O capacete tinha ainda detalhes em vermelho e verde, fazendo referência à bandeira de Granada, ilha do Caribe da qual a família paterna de Hamilton emigrou para a Inglaterra.

O amarelo já não é mais usado por Hamilton em seu capacete, mas ele continua tendo Senna como referência e disse notar como o tricampeão ainda é idolatrado em seu país natal.

"Desde o momento em que cheguei no Brasil pela primeira vez, dava para sentir no ambiente o amor que ainda existe, e todos os brasileiros que encontro ao redor do mundo sabem quem é o Ayrton. É quase como se ele fosse o padrinho de todos. É incrível ver isso."

Depois de dominar a F1 nos últimos anos, Hamilton está voltando a ter trabalho nesta temporada, com o crescimento da Red Bull de Max Verstappen. O holandês vinha liderando o campeonato até a última etapa, na Hungria, quando foi ultrapassado por Hamilton. Mas a briga pelo título ainda está totalmente aberta, com a metade da temporada ainda pela frente.

Após a tradicional pausa de agosto, a próxima etapa será disputada já neste final de semana, na Bélgica, marcando o início da segunda metade do campeonato.