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Mercedes vai mudar 'freio mágico' após Hamilton acionar botão sem querer

Lewis Hamilton erra na relargada e perde a chance de vencer o GP do Azerbaijão - Clive Rose/Getty Images
Lewis Hamilton erra na relargada e perde a chance de vencer o GP do Azerbaijão Imagem: Clive Rose/Getty Images
Julianne Cerasoli

Fã de Fórmula 1 desde a infância, Julianne Cerasoli nasceu em Bragança Paulista (SP) e hoje vive em Londres (Inglaterra). Atua como jornalista desde 2004, tendo trabalhado com diversos tipos de mídia ao longo dos anos, sempre como repórter esportiva e com passagem como editora de esportes do jornal Correio Popular, em Campinas (SP). Cobrindo corridas in loco na Fórmula 1 desde 2011, começou pelo site especializado TotalRace e passou a colaborar para o UOL Esporte em 2015, e para sites e revistas internacionais. No rádio, é a repórter de Fórmula 1 da Sistema Bandeirantes de Rádio desde 2017, e também faz participações regulares no canal Boteco F1, o maior dedicado à categoria no YouTube. Em 2019, Julianne criou o projeto No Paddock da F1 com a Ju, na plataforma Catarse, em que busca aproximar os fãs da Fórmula 1 por meio de conteúdo on demand e podcast exclusivo com personagens da categoria. Neste espaço: Única cobertura in loco de toda a temporada da Fórmula 1 na mídia brasileira, com informações de bastidores, entrevistas exclusivas, análises técnicas e uma pitada de viagens.

Colunista do UOL

09/06/2021 14h57

A Mercedes vai fazer alterações no seu sistema para o acionamento do 'freio mágico' já na próxima corrida depois que Lewis Hamilton acidentalmente o ligou antes da relargada do GP do Azerbaijão. O inglês tinha usado o tal botão para jogar mais energia aos freios dianteiros e, com isso, aquecer melhor seus pneus, buscando o ataque em Sergio Perez na luta pela vitória. A corrida em Baku tinha sido interrompida justamente porque o rival de Hamilton na disputa pelo título, Max Verstappen, tinha tido um furo em seu pneu.

Porém, como essa configuração faz com que praticamente apenas os freios dianteiros funcionem, Hamilton foi reto na primeira curva, voltou no fundo do pelotão e, com apenas duas voltas para o fim da corrida, não conseguiu pontuar.

O diretor de tecnologia da Mercedes, Mike Elliot, disse que o inglês sente que tem sua parcela de culpa por ter acionado o dispositivo sem querer, e explicou exatamente o que aconteceu.

"A regra não permite que falemos com os pilotos nas largadas e relargadas. Então não podemos falar para eles o que eles têm de mudar. Por conta disso, tentamos simplificar ao máximo as coisas e produzir ferramentas que os pilotos passam usar para reduzir a carga de trabalho que eles têm, porque é muita coisa para fazer nas largadas. Então um dos botões que temos no volante é o 'freio mágico', que não sei porque chama assim na verdade. É um botão que o piloto aciona e que coloca mais calor nos freios. E uma das coisas principais que ele faz é jogar a proporção de energia do freio traseiro para frente, para aquecer os freios dianteiros e, com isso, os pneus."

Elliot disse que Hamilton fez todo o procedimento corretamente - e, até por isso, seus freios dianteiros estavam tão quentes que era visível a fumaça saindo deles, o que não contribuiu, segundo a equipe, para que ele não conseguisse frear. O heptacampeão "desligou tudo o que deveria, ligou o que tinha que ligar e tudo estava certo. Ele fez uma largada fantástica e estava lado a lado com Perez até que fez uma mudança de direção no volante. Quando ele fez isso, bateu no 'freio mágico' e não sentiu. Então ele não tinha nenhuma ideia de que teria um problema na freada. Ele freou no ponto certo, mas toda a energia do freio estava na dianteira e, por conta disso, os pneus dianteiros travaram."

hamilton - Reprodução/TV - Reprodução/TV
Lewis Hamilton no GP do Azerbaijão
Imagem: Reprodução/TV

Elliot não explicou exatamente o que a Mercedes mudará, mas disse que uma nova solução para impedir esse tipo de acionamento acidental já "é algo que estará pronto para a próxima corrida. É nosso dever dar a ele um carro que torne mais difícil que ele cometa erros."

A sétima etapa do campeonato da F1 será dia 20 de junho, na França. Como Hamilton e Verstappen saíram de Baku zerados, o holandês segue na frente, quatro pontos à frente de Hamilton.

Curiosamente, essa não é a primeira vez que Lewis Hamilton se atrapalha com botões no seu volante: no seu ano de estreia, em 2007, ele perdeu o campeonato depois de esbarrar no limitador de velocidade de boxes no início do GP decisivo, no Brasil. Aquele erro fez com que a McLaren, seu time na época, também mudasse o volante, criando dois mecanismos para que isso não pudesse mais acontecer: o botão passou a ter uma espécie de barreira nas laterais e passou a poder ser acionado apenas com o carro em primeira ou segunda marchas.