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ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Verstappen sabe que tem de arriscar e briga por 3ª força ganha nova equipe

F1: Confira como ficou grid de largada do GP da Espanha, com a 100ª pole de Hamilton - Divulgação
F1: Confira como ficou grid de largada do GP da Espanha, com a 100ª pole de Hamilton Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

08/05/2021 16h37

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Lewis Hamilton venceu duas das três primeiras corridas da temporada da Fórmula 1, mas em nenhuma delas teve uma vantagem tão clara como no GP da Espanha, no qual a Mercedes fez a oitava pole position em oito anos, e em que o britânico vai largar pela centésima vez na primeira posição, na corrida que tem largada às 10h pelo horário de Brasília e que tem transmissão pela TV Bandeirantes a partir das 9h30.

Desta vez, a Red Bull não tinha uma vantagem clara na classificação. Max Verstappen chegou a fazer a melhor marca na segunda parte da sessão mas, na hora decisiva, os dois viraram voltas quase idênticas, e Hamilton fez a pole com 36 milésimos de vantagem. "Tenho muito orgulho porque consigo estar lá na hora que importa. E amo o que eu faço. Sei que o Ayrton fazia a mesma coisa. É uma experiência monumental", disse Hamilton, que lidera o campeonato com oito pontos de vantagem.

Depois de cometer erros nas duas últimas classificações, desta vez Max Verstappen estava feliz com sua performance, e prefere ver o lado bom de estar na primeira fila. Afinal, na Espanha, 612m separam a posição do pole da primeira freada, a terceira maior distância da temporada.

"Claro que ficaria chateado se tivesse cometido algum erro, mas minhas voltas foram boas. Estamos na primeira fila e isso é bom. Sabemos que na largada dá para ganhar ou perder posições e pode decidir a corrida. Quero que seja uma largada limpa."

max lewis - Getty Images - Getty Images
Essa foi a última vez em que Hamilton e Verstappen se encontraram em uma primeira curva, em Imola
Imagem: Getty Images

A declaração de Verstappen tem explicação. Na última vez em que ele e Hamilton dividiram uma primeira curva de uma corrida foi em Imola, e eles tiveram um ligeiro toque. Por outro lado, ele sabe que tem de arriscar porque a pista da Catalunha é conhecida por não proporcionar grandes chances de ultrapassagens e, nas simulações de sexta-feira, a Mercedes foi, pela primeira vez no ano, melhor que a Red Bull - 0s2 em média.

Outra oportunidade é a estratégia. Quem conseguir seguir um piloto de perto, pode tentar antecipar sua parada e usar a aderência adicional do pneu novo para superar um rival. E isso pode acontecer duas vezes, já que mesmo os líderes optaram por largar com o pneu macio e devem fazer duas paradas durante as 66 voltas de GP.

A Red Bull ainda tem uma dúvida em relação a Sergio Perez, que disse que se sentiu "cada vez mais fraco ao longo da classificação", referindo-se não a sua performance na pista, mas sim a sua saúde. Ele apareceu pálido, uma hora depois do normal, para dar entrevistas após a classificação, mas garantiu que estará no grid.

Pelo menos Perez não terá de lidar com temperaturas que chegaram perto dos 50ºC no asfalto em um dia de muito sol em Montmeló. A previsão do tempo para este domingo é de 23ºC, mas com o céu encoberto.

A temperatura de pista mais baixa é uma boa notícia para a Ferrari, que parece ter mais problemas com seus pneus em ritmo de corrida que suas rivais diretas. Aliás, suas rivais diretas efetivamente são duas agora, com a comprovação de que a Alpine melhorou.

"Tem sido um final de semana importante para confirmar que o ritmo de Portugal não era algo específico daquela pista. A melhora do carro é melhor e estamos em condições de lutar com McLaren e Ferrari", disse Fernando Alonso, que entrou no Q3 pela segunda vez na temporada.

Depois de parecer a melhor das três nas primeiras corridas, na Espanha a McLaren está sofrendo um pouco mais. "Nós tivemos de trabalhar duro na sexta à noite para encontrar o ritmo que tivemos hoje", reconheceu Daniel Ricciardo. Nas simulações de corrida, eles estavam atrás da Ferrari e no mesmo nível da Alpine. Resta saber se essa melhora citada por Ricciardo quer dizer que será possível lutar contra as rivais diretas.