Topo

Pole Position

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Grosjean fará 'despedida' da Fórmula 1 pilotando carro do hexa de Hamilton

Romain Grosjean prova o cockpit da Mercedes de 2020 antes de teste, marcado para junho - Daimler AG
Romain Grosjean prova o cockpit da Mercedes de 2020 antes de teste, marcado para junho Imagem: Daimler AG

Colunista do UOL

05/05/2021 07h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando o francês Romain Grosjean percebeu que seria bastante improvável voltar à pista para as duas últimas etapas da temporada de 2020, após o acidente impressionante que sofrera no GP do Bahrein, do qual saiu com queimaduras sérias nas mãos, sua primeira preocupação foi tentar buscar uma forma de retornar a um carro de Fórmula 1, mesmo que fosse para ter o último gostinho de pilotar um carro da categoria. Afinal, ele sabia que sua carreira na categoria estava no final, já que seu contrato com a Haas não seria renovado.

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, então, disse que poderia ajudar Grosjean a realizar seu desejo. As conversas começaram ainda em dezembro e, depois que o francês se recuperou totalmente, voltando às pistas, na Indy, eles se acertaram: Grosjean não vai apenas pilotar um carro de Fórmula 1, mas sim o W10, com o qual Lewis Hamilton foi hexacampeão mundial em 2019, e logo na pista de Paul Ricard, na França. O teste será dia 29 de junho, exatos sete meses após o acidente. E ele ainda fará voltas de apresentação antes da largada para o GP da França, dia 27.

"Estou muito animado em voltar para um carro de F1! Será uma oportunidade especial para mim e dirigir um Mercedes que conquistou um campeonato mundial será uma experiência única", disse Grosjean, que conquistou dez pódios em sua carreira de 179 largadas na categoria. "Estou muito grato à Mercedes F1 e ao Toto pela oportunidade. Quando soube da chance de pilotar um Mercedes ainda estava em minha cama de hospital no Bahrein. Toto deu uma entrevista e fez o convite. E fiquei super animado com essa notícia. A F1 não pôde correr na França em 2020 por causa da covid, então pilotar uma Mercedes no GP da França de 2021 e depois fazer um teste no Circuito Paul Ricard, minha pista caseira, vai ser muito especial. Mal posso esperar pelo dia chegar!"

grosjean - Daimler AG - Daimler AG
Toto Wolff (esq) conversa com Romain Grosjean na fábrica da Mercedes
Imagem: Daimler AG

O teste pode ser entendido como uma despedida, ou como pelo menos a garantia de que a última lembrança de Grosjean em um carro de F1 não será o acidente, no qual chegou a pensar que não conseguiria sair do carro em chamas, já que tentou sair por três vezes e estava preso. Foram mais de 20s até que ele conseguisse escapar, praticamente ileso fora as queimaduras nas mãos, cujas cicatrizes ainda são bastante aparentes.

"Conheço o Romain desde seus dias na Fórmula 3, quando ele ganhou o campeonato. Ele teve uma carreira longa e bem-sucedida na F1 e queríamos ter certeza de que suas últimas lembranças seriam ao volante de um carro campeão. Estou animado para ver qual é o feedback de Romain sobre o W10", disse Wolff. "O acidente dele nos lembra dos perigos que esses caras enfrentam cada vez que entram no cockpit, mas também é uma prova da evolução desse esporte no sentido de melhorar a segurança ao longo dos anos. Eu sei que a comunidade da F1 vai gostar de ver Romain de volta à pista."