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GP de Portugal: datas, horários e tudo sobre a terceira etapa do ano na F1

Sainz chegou a liderar o GP de Portugal do ano passado - Divulgação/F-1
Sainz chegou a liderar o GP de Portugal do ano passado Imagem: Divulgação/F-1

Colunista do UOL

29/04/2021 04h00

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O Autódromo do Algarve, no sul de Portugal, foi usado no ano passado como substituto de uma das corridas que não puderam ser realizadas fora da Europa por causa da pandemia, sendo adicionado quando a temporada 2020 já estava em curso. Não demorou muito - na verdade, foram só alguns metros - para a pista se tornar "queridinha" dos fãs. Isso porque as primeiras voltas do GP de Portugal foram umas das melhores da temporada, com a McLaren pegando a liderança inesperadamente com Carlos Sainz e Kimi Raikkonen fazendo fila.

Logo Lewis Hamilton colocou ordem na casa e venceu com uma margem impressionante, mas é inegável que a pista de Portimão apresentou um desafio e tanto para pilotos e equipes, e por isso há muita expectativa em relação ao GP deste final de semana.

Será, também, um bom tira-teima, uma vez que a Red Bull esteve muito longe da Mercedes no GP do ano passado, situação inversa ao que tem acontecido no início deste ano. Na verdade, o GP de Portugal de 2020 foi um dos últimos antes que o time apresentasse novidades que melhoraram o desempenho do carro já no final do ano passado.

Como acompanhar o GP de Portugal:

Sexta-feira, 30 de abril

Treino livre 1, das 7h30 às 8h30: BandSports

Treino livre 2, das 11h às 12h: BandSports

Sábado, 1º de maio

Treino livre 3, das 8 às 9h: BandSports

Classificação, das 11h às 12h: Band (SP e outras praças)/BandSports

Domingo, 2 de maio

Corrida, a partir das 10h30 (largada 11h): Band e BandNewsFM

Raio-X do circuito de Portimão

Distância: 4.653 m

Número de voltas: 66

DRS - 2 zonas

1ª zona: detecção antes da curva 15 e ativação na reta principal

2ª zona: detecção antes da curva 4 e ativação entre as curvas 4 e 5

Pneus disponíveis: C1 (duros), C2 (médios) e C3 (macios)

Resultado em 2020

Pole position: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1min16s652

Pódio:

1º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1h29min56

2º Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) + 25s592

3º Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda) +34s508

Características da pista de Portimão

O asfalto liso e escorregadio foi a marca do GP do ano passado, que aconteceu pouco depois de a pista ser reasfaltada. A tendência é que a situação não seja tão aguda após meses de maturação, mas o nível de aderência esperado ainda é baixo. A grande característica da pista é a mudança de elevação constante ao longo da volta, e também as várias linhas possíveis nas curvas, sendo muitas delas cegas, ou seja, o piloto não vê o final quando está se aproximando.

A aderência baixa também significa que os pneus não são tão estressados e, portanto, que o desgaste também é baixo. Essa foi uma marca do GP de Portugal no ano passado: os pilotos puderam forçar mais o ritmo o tempo todo, sem terem tanta preocupação com os pneus e, ainda assim, conseguiram fazer apenas uma parada facilmente.

Há dúvidas em relação a quão fáceis serão as ultrapassagens neste ano. Em 2020, 89% das manobras foram feitas usando o DRS na reta e o número total foi alto (55, um dos maiores da temporada). Por causa disso, a zona de ativação da asa móvel na reta será diminuída em 165 m. Por outro lado, será adicionada uma nova zona de DRS, entre as curvas 4 e 5.

Novamente, devemos ter muitas voltas deletadas por causa do excesso dos limites de pista por parte dos pilotos, pois muitas áreas de escape são asfaltadas. Ano passado, 164 voltas foram deletadas ao longo do final de semana. Para efeito de comparação, na última corrida, em Imola, foram 63.

Curiosidades sobre o GP de Portugal

largada 1990 - Pascal Rondeau/Allsport - Pascal Rondeau/Allsport
Nigel Mansell acabou vencendo a corrida de 1990, mesmo com as McLaren largando na frete
Imagem: Pascal Rondeau/Allsport

O GP de Portugal já teve quatro casas diferentes - além de Portimão, Estoril, e os circuitos de Boavista e Monsanto, que receberam a etapa portuguesa ainda nos anos 1950. E parece que o GP é destinado a fazer história: foi em Portugal que aconteceu a decisão de campeonato mais apertada da história, quando Niki Lauda bateu Alain Prost por 0,5 ponto em 1984, que Ayrton Senna venceu pela primeira vez na F1, em 1985, e, em 2020, foi no Algarve que Lewis Hamilton se tornou o maior vencedor da história da F1.

Há um piloto do grid que foi campeão no Autódromo do Algarve: Daniel Ricciardo venceu o Campeonato Britânico de Fórmula 3 em 2009 na pista portuguesa.

Ayrton Senna é o piloto com mais pole positions no GP de Portugal, com três. Mas ele não conseguiu converter todas essas poles em vitórias - na verdade, Senna só venceu em Portugal em 85 (no que também é a única conquista brasileira na prova).

Alain Prost e Nigel Mansell são os pilotos que venceram por mais vezes o GP de Portugal. Foram três vitórias para cada. Prost, sempre na McLaren, venceu em 1984, 87 e 88. E Mansell foi o primeiro colocado em 1986 e 1992 com a Williams, e também ganhou a prova em 1990, de Ferrari.