Topo

Pole Position

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fórmula 1: 10 recordes que o heptacampeão Lewis Hamilton (ainda) não bateu

Lewis Hamilton durante testes de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein - Wolfgang Wilhelm/Mercedes
Lewis Hamilton durante testes de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein Imagem: Wolfgang Wilhelm/Mercedes

Colunista do UOL

22/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lewis Hamilton já é dono das marcas mais importantes da história da Fórmula 1: é o detentor do maior número de vitórias, de poles positions, de pódios, e está junto de Michael Schumacher como o piloto que mais títulos conquistou, podendo liderar essa estatística de maneira isolada caso chegue ao octacampeonato em 2021.

Mas o que o piloto de 36 anos ainda não conquistou? A maioria das marcas ainda disponíveis para ele bater são sequências de resultados, o que por si só não nos diz muito sobre Hamilton em si, e sim sobre como Ayrton Senna era forte em classificação e focava em largar na frente (em uma época na qual muito mudava no carro entre o sábado e o domingo) e como os companheiros de Michael Schumacher tinham bem menos chances de vencer do que quem dividiu a equipe com o inglês na Mercedes.

Veja abaixo 10 dos recordes que Lewis Hamilton ainda não bateu na Fórmula 1.

1. Vitórias consecutivas

vettel - JOHN HENG / EFE - JOHN HENG / EFE
22.09.2013 - Sebastian Vettel comora mais uma vitória na temporada 2013 de Fórmula 1
Imagem: JOHN HENG / EFE

Em 2013, Sebastian Vettel venceu as nove últimas corridas da temporada e estabeleceu uma marca que Hamilton nunca chegou nem perto de bater. O máximo que ele conseguiu foram cinco vitórias seguidas em 2014 e mais recentemente entre os GPs de Eifel e do Bahrein em 2020. Essa temporada de 2013, em que Vettel foi tetracampeão, foi interessante: começou com cinco vencedores diferentes nas dez primeiras corridas. Depois que os pneus foram alterados no meio do ano, só deu Vettel.

2. Poles consecutivas

Hamilton chegou bem mais perto de bater o recorde de poles consecutivas, que pertence a Ayrton Senna. Especialista em classificações, dono do melhor carro e tendo como companheiro Alain Prost, um piloto que preferia focar mais no acerto para a corrida, o brasileiro conseguiu nada menos que oito poles consecutivas entre as últimas três provas de 1988 e as cinco primeiras de 1989. Hamilton chegou perto em 2015, conseguindo sete poles consecutivas. O inglês é o recordista absoluto, com 98 poles, mais de 30 a mais que o segundo colocado no quesito, Schumacher.

3. Maior número de resultados perfeitos e hat-tricks

Quantas vezes não vimos Hamilton largar na ponta e controlar a corrida da frente, sem dar chances para os rivais? Não tantas como Michael Schumacher ou Jim Clark. O alemão é o líder no quesito de hat-tricks (pole, volta mais rápida e vitória), com 22 na carreira, contra 18 de Hamilton. E entre os resultados perfeitos, chamados Grand Chelem (pole, volta mais rápida e vitória liderando todas as voltas) o recorde de oito ainda pertence ao piloto bicampeão nos anos 1960. Hamilton tem seis. E o próximo item pode ajudar a entender o porquê.

4. Voltas mais rápidas

kimi - Mark Thompson/Getty Images - Mark Thompson/Getty Images
Kimi Raikkonen fez muitas voltas rápidas na época da McLaren
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Um dos poucos recordes absolutos que Hamilton ainda não bateu (e com chances bem razoáveis de que ele jamais venha a bater) é o de número de voltas mais rápidas. Novamente, Schumacher comanda a estatística com 77, contra 53 do inglês. Curiosamente, Kimi Raikkonen, que tem pouco mais de um quinto das vitórias de Hamilton na carreira, é o terceiro no quesito, com 46. Dá para fazer uma leitura interessante desses números, já que a quantidade de poles de Schumacher é baixa em relação ao restante de suas marcas, uma vez que elas foram conquistadas em sua maioria quando havia reabastecimento e o valor da pole não era tão alto. Hoje em dia, de nada vale ficar fazendo volta mais rápida com o tanque vazio e o pneu desgastado no fim das corridas, o que explica por que os números de Hamilton são baixos (lembrando que a maioria das voltas mais rápidas de Kimi foi feita antes da adoção dos pneus de alta degradação da Pirelli).

5. Voltas na liderança

Esta marca está perto de cair: Lewis Hamilton está apenas a duas de superar as 5111 voltas de Michael Schumacher na liderança. O alemão ainda está na frente em número de corridas, mas é bom lembrar que ele só liderou três voltas em seu retorno à F1, então foram 5108 voltas lideradas em 249 GPs, enquanto Hamilton pode ultrapassar esse número em sua 267ª prova.

6. Mais vitórias em uma temporada

Em 2020, por conta da pandemia, a Fórmula 1 acabou tendo uma temporada mais normal em termos de número de provas, com 17. Então deu para colocar quase frente a frente a performance de Hamilton com as duas mais dominantes da história em número de vitórias: Michael Schumacher venceu 13 das 18 provas de 2004, e Sebastian Vettel também conquistou 13 das 19 em 2013. Mas Hamilton ficou ''só'' com 11 vitórias no ano. Com relativamente poucas mudanças nas regras para 2021, em que pese o início difícil que a Mercedes teve nos testes, ele pode ter outra chance de chegar nesse recorde.

7. Mais poles em uma temporada

Curiosamente, Hamilton é o quarto piloto no ranking de poles que detém este recorde: Sebastian Vettel fez nada menos que 15 poles em 2011, uma temporada que teve 19 corridas. Na carreira, Vettel tem 57 poles, contra 98 do inglês, cuja melhor marca em um ano foi de 12 poles em 21 corridas em 2016.

8. Pódios consecutivos

schumacher - Clive Mason/Getty Images. - Clive Mason/Getty Images.
Michael Schumacher, Ross Brawn, Jean Todt e Luca di Montezemolo, da Ferrari, após a conquista do título de 2002 da Fórmula 1
Imagem: Clive Mason/Getty Images.

Essa é uma marca bem difícil de ser batida depois que Michael Schumacher subiu ao pódio em todas as corridas de 2002 e, de quebra, nas duas últimas de 2001. Então, são 19 GPs em sequência entre os três primeiros, um atestado de consistência do alemão e também de confiabilidade de sua Ferrari. O máximo que Hamilton conseguiu até hoje foram 16 pódios em sequência, entre 2014 e 2015.

9. Voltas consecutivas na liderança

O recorde mais antigo de todos da lista é o de número de voltas consecutivas na liderança, algo impressionante: em 1952, Alberto Ascari liderou 304 voltas seguidas, em cinco corridas, começando no GP da Bélgica e terminando no GP da Holanda. Tudo bem que, na época, era possível trocar de carro com seu companheiro, mas é preciso abrir uma liderança enorme para fazer isso e ainda voltar na frente. O segundo desta lista é Senna, com 264 voltas consecutivas em 1988. E Hamilton está bem atrás: 144 voltas seguidas entre GPs de Barcelona e Mônaco.

Vitórias em um mesmo circuito

Para finalizar, uma marca que tem chances de cair neste ano, já que Hamilton e Schumacher estão empatados com oito vitórias em uma mesma pista - o alemão em Magny Cours, na França, e o inglês na Hungaroring, na Hungria. Talvez não coincidentemente, duas pistas bem travadas. E Lewis também tem sete vitórias em Montreal e em Silverstone.

A temporada 2021 da Fórmula 1 começa no fim de semana que vem, com o GP do Bahrein.