PUBLICIDADE
Topo

Pole Position

Novo chefe da F1 revela que nem ele sabe qual será o futuro de Hamilton

Lewis Hamilton, da Mercedes, em evento antes da largada do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 - HAMAD I MOHAMMED / POOL / AFP
Lewis Hamilton, da Mercedes, em evento antes da largada do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 Imagem: HAMAD I MOHAMMED / POOL / AFP
Julianne Cerasoli

Fã de Fórmula 1 desde a infância, Julianne Cerasoli nasceu em Bragança Paulista (SP) e hoje vive em Londres (Inglaterra). Atua como jornalista desde 2004, tendo trabalhado com diversos tipos de mídia ao longo dos anos, sempre como repórter esportiva e com passagem como editora de esportes do jornal Correio Popular, em Campinas (SP). Cobrindo corridas in loco na Fórmula 1 desde 2011, começou pelo site especializado TotalRace e passou a colaborar para o UOL Esporte em 2015, e para sites e revistas internacionais. No rádio, é a repórter de Fórmula 1 da Sistema Bandeirantes de Rádio desde 2017, e também faz participações regulares no canal Boteco F1, o maior dedicado à categoria no YouTube. Em 2019, Julianne criou o projeto No Paddock da F1 com a Ju, na plataforma Catarse, em que busca aproximar os fãs da Fórmula 1 por meio de conteúdo on demand e podcast exclusivo com personagens da categoria. Neste espaço: Única cobertura in loco de toda a temporada da Fórmula 1 na mídia brasileira, com informações de bastidores, entrevistas exclusivas, análises técnicas e uma pitada de viagens.

Colunista do UOL

21/01/2021 09h15

A grande pergunta dos fãs de Fórmula 1 neste início de 2021 é: Lewis Hamilton vai renovar seu contrato com a Mercedes? E nem o novo CEO da categoria, Stefano Domenicali, que assumiu o cargo no início deste ano, sabe a resposta. O italiano revelou que tentou arrancar alguma informação do heptacampeão, mas não teve sucesso.

"Nos falamos na época de Natal. Ele não quis me contar se vai ou não renovar com a Mercedes'', revelou o novo chefão da F1 em entrevista à Sky Italia.

Domenicali, que foi chefe da equipe Ferrari no período em que Felipe Massa corrida pelos italianos e era CEO da Lamborghini quando surgiu a oportunidade de ocupar o cargo que era de Chase Carey até o final do ano passado, vem deixando claro em suas declarações que quer dar aos pilotos o papel de protagonismo em sua gestão, algo que Hamilton cobrou repetidamente nos últimos anos.

''É claro que ele tem uma grande oportunidade de se tornar o maior em termos de recordes'', prosseguiu Domenicali. ''E também tem a oportunidade de continuar a ter um papel que vai além da dimensão esportiva. Estou convencido e espero, como alguém que tem interesse nisso, que tudo possa ser resolvido rapidamente.''

Em outra entrevista, para a TV Sky do Reino Unido, o italiano disse que ''os pilotos vão ser o centro do futuro da Fórmula 1. Acho que eles representam a verdadeira alma do nosso esporte - seus rostos, suas habilidades. Quero vê-los não apenas como pilotos, mas como embaixadores de nosso esporte. Eles serão cruciais para o futuro.''

Hamilton e Mercedes têm mantido, como de costume, muito segredo em relação às negociações. O inglês apareceu em suas mídias sociais nesta semana compartilhando uma foto em que treinava na neve, dizendo que estava treinando nas montanhas, e que "muitas coisas" estavam acontecendo nos bastidores. Ele tem uma casa em Colorado, nos Estados Unidos, numa região montanhosa, e costuma ir para lá para se preparar. Antes, o inglês esteve no Caribe, de onde parte de sua família emigrou para o Reino Unido.

Do lado da Mercedes, o chefe de Hamilton, Toto Wolff, disse por várias vezes nas últimas semanas que não se importa que as negociações se estendam, contando que a situação esteja resolvida até os testes de pré-temporada. A boa notícia é que, devido à pandemia, a temporada da F1 (e, consequentemente, a pré-temporada) vai começar mais tarde que o normal: os testes serão em meados de março e a primeira corrida está marcada para 28 de março, no Bahrein.

O contrato de Hamilton é o único que ainda não está fechado no grid da F1. O inglês tem a chance de se tornar o primeiro octacampeão da história da categoria e já é o recordista de vitórias, poles e pódios.