Topo

Pole Position

Max Verstappen lidera último treino livre antes da classificação em Sakhir

Max Verstappen em treino livro no GP de Sakhir - Rudy Carezzevoli / Correspondente
Max Verstappen em treino livro no GP de Sakhir Imagem: Rudy Carezzevoli / Correspondente

Colunista do UOL

05/12/2020 12h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Max Verstappen liderou a última sessão de treinos livres antes da classificação para o GP de Sakhir. O piloto da Red Bull chegou a rodar na pista, mas conseguiu uma volta em 51s064 e surpreendeu, sendo mais rápido que as Mercedes em um circuito recheado de retas, onde o motor alemão deveria falar mais alto que a Honda.

Na briga interna da Mercedes, Valtteri Bottas se livrou dos erros que fizeram com que tivesse duas voltas rápidas deletadas na sexta-feira, e foi 206 milésimos mais lento que Verstappen, mas ao menos superou seu companheiro de equipe para esta etapa, George Russell. O britânico, que é uma das grandes estrelas da nova geração e está substituindo Lewis Hamilton, que está com Covid-19, tinha liderado as duas sessões da sexta-feira, e terminou em sétimo, a pouco menos de quatro décimos do tempo do finlandês. Este terceiro treino livre é a preparação final para a definição do grid de largada, que começa às 14h pelo horário de Brasília.

Pierre Gasly repetiu o grande desempenho da AlphaTauri da sexta-feira e foi o terceiro melhor. Esteban Ocon, da Renault, e Lando Norris, da McLaren, e Alex Albon da Red Bull também se colocaram entre as duas Mercedes. Os pilotos seguem tendo muitas dificuldades de acertar o carro, e estão fritando os pneus na primeira curva, a exemplo do que aconteceu na sexta.

Durante a sessão, foi confirmado que a Haas trocou a bateria e a central eletrônica do carro de Pietro Fittipaldi, usando novos elementos. Assim, ele vai ter de largar em último, independentemente da posição que conseguir na classificação. Isso já era esperado porque ele herda a alocação da unidade de potência do carro de Romain Grosjean, que já tinha usado os elementos permitidos pelo regulamento. Piloto reserva da Haas, o brasileiro faz sua estreia na F1 neste final de semana. No treino livre, Fittipaldi ficou na frente do outro estreante, Jack Aitken, que está no lugar de Russell na Williams.

Falando em troca de pneu, a sessão de Vettel terminou antes do esperado, uma vez que a Ferrari decidiu fazer uma troca preventiva de seu motor e vai tentar aprontar o carro para a classificação. O companheiro de Vettel, Charles Leclerc, rodou na sua última volta e os dois carros ferraristas ficaram fora do top 10.

A Fórmula 1 está correndo pela primeira vez no anel externo da pista do Bahrein. Trata-se de uma pista de alta velocidade, com média acima de 220km/h. Como o traçado é curto, com 3,5km, o trânsito será o grande tema na classificação, além dos tempos próximos entre os pilotos, como foi possível observar no resultado especialmente a partir do terceiro colocado no último treino livre.

Confira a classificação 3º do treino livre do GP de Sakhir
1º Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 54s064
2º Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) - +0s206
3º Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri) - +0s363
Esteban Ocon (FRA/Renault) - +0s389
Lando Norris (ING/McLaren) - +0s542
6º Alex Albon - (TAI/Red Bull) - +0s565
7º George Russell (ING/Mercedes) - +0s600
8º Sergio Perez (MEX/Racing Point) - +0s614
9º Lance Stroll - (CAN/Racing Point) - +0s629
10º Carlos Sainz (ESP/McLaren) - +0s656
11º Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo) - +0s781
12º Daniil Kvyat (RUS/AlphaTauri) - +0s786
13º Charles Leclerc (MON/Ferrari) - +0s790
14º Daniel Ricciardo (AUS/Renault) - +0s793
15º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - +0s794
16º Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo) - +1s107
17º Kevin Magnussen (DIN/Haas) - +1s283
18º Nicholas Latifi (CAN/Williams) - +1s429
19º Pietro Fittipaldi (BRA/Haas) - +1s602
20º Jack Aitken (ING/Williams) - +1s606