Topo

Pole Position

"Sonhamos com esses momentos desde a infância", diz um "chocado" Stroll

Lance Stroll fez sua primeira pole na carreira - Twitter/F1
Lance Stroll fez sua primeira pole na carreira Imagem: Twitter/F1

Colunista do UOL

14/11/2020 11h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O canadense Lance Stroll surpreendeu e conquistou sua primeira pole position da carreira sob condições muito difíceis no GP da Turquia. A equipe Racing Point escolheu os pneus certos para o seu carro, conseguiu tirar os dois pilotos do trânsito, e o piloto, que vinha em péssima fase nas últimas corridas, conseguiu um tempo 290 milésimos mais rápido que Max Verstappen, que vinha dominando completamente o treino até então.

"Sonhamos com esses momentos desde que somos crianças, é muito especial", comemorou Stroll. "Não posso colocar em palavras. Estou em choque. Não esperava estar aqui depois do último treino livre. Havia várias coisas sobre as quais não tínhamos certeza antes da classificação".

As condições de pista eram muito difíceis por uma combinação de fatores: o asfalto da Turquia foi refeito há poucas semanas, e gerava pouca aderência. As temperaturas baixas, na casa dos 12ºC, não ajudavam e, para completar, a chuva veio neste sábado e deixou a pista ainda mais escorregadia. Tanto, que o classificatório ficou interrompido por quase uma hora para que as condições melhorassem.

No final, a Racing Point acabou se dando bem com a escolha de colocar os pneus intermediários, enquanto a maioria apostava nos pneus de chuva, com os quais, em teoria, é mais fácil gerar temperatura. Nos minutos finais, era o companheiro de Stroll, Sergio Perez, quem tinha a primeira colocação, mas ele pegou trânsito na última volta, ao contrário do canadense, que aproveitou a chance e fez a pole.

"Estava sob muita pressão e tinha só uma volta pra fazer o tempo porque antes eu tinha o Valtteri [Bottas] na minha frente, peguei tráfego. Tinha confiança no carro e acertei todas as curvas. Sob essas condições, você nem sabe onde está direito, só vai fazendo curva por curva."

Não é a primeira vez que Stroll mostra habilidade em uma classificação com chuva. Em 2017, ele colocou a Williams em quarto no grid do GP da Itália, e acabou largando em segundo devido a punições.

A pole position vem em um bom momento para Stroll, que teve uma série de batidas e abandonos desde o GP da Toscana, em setembro, e inclusive contraiu coronavírus mês passado. "É uma grande maneira de dar a volta por cima. Tem sido difícil desde Mugello para mim, então é muito bom."

Mas o canadense preferiu não falar da expectativa para a corrida. Quando perguntado sobre suas chances de converter a primeira pole na primeira vitória na prova que tem largada às 7h10 da manhã, ele sorriu e disse. "Deixa eu dormir primeiro e amanhã eu penso nisso."

A julgar pela comemoração de Stroll, vai ser difícil ele pegar no sono.