Topo

Pole Position

Hamilton tem chance de conquistar título em pista em que apareceu para a F1

Lewis Hamilton seria confirmado como piloto da McLaren dois meses após corrida turca - Paul Gilham/Getty Images
Lewis Hamilton seria confirmado como piloto da McLaren dois meses após corrida turca Imagem: Paul Gilham/Getty Images

Colunista do UOL

11/11/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A carreira de Lewis Hamilton já era observada muito de perto pelo mundo da Fórmula 1, até por sua relação com a McLaren, muito antes de ele estrear na categoria. Mas se houve uma corrida que fez com que o paddock acreditasse que se tratava mesmo de um piloto especial, foi justamente na Turquia, em 2006, no mesmo circuito de Istambul Park em que ele tem, neste final de semana, a primeira chance de se tornar heptacampeão do mundo. Foi uma corrida que ele não venceu, mas que o deixou perto do título na GP2 naquele ano, numa disputa com Nelsinho Piquet, e da vaga na F1 no ano seguinte. Dois meses depois daquela corrida, ele seria confirmado como estreante na McLaren em 2007.

Hamilton vinha como favorito ao título do que hoje é a Fórmula 2 até a prova anterior, na Hungria, ser dominada completamente por Piquet, que venceu também a corrida principal da etapa de Istambul. Hamilton foi segundo, o que significava que ele largaria em sétimo na corrida 2 no domingo e Nelsinho seria o oitavo no grid.

Sabendo que precisava reagir no campeonato, Hamilton pediu que os engenheiros tirassem toda a asa do carro, deixando-o numa configuração parecida com a usada nas retas de Monza. Sua equipe achou que seria uma loucura, já que a pista de Istambul é bem mais travada, mas o inglês insistiu.

Logo na segunda volta, Hamilton percebeu que não seria fácil segurar seu carro: rodou sozinho e caiu para 17º. Foi então que começou sua prova de recuperação histórica. Em uma categoria em que os carros são iguais, ele foi escalando o pelotão até chegar, em 21 voltas, ao segundo lugar.

Uma das ultrapassagens de Hamilton naquela manhã foi justamente em cima do rival Piquet, que terminou em quinto. A rodada dupla da Turquia era a penúltima da temporada, que acabou com Hamilton subindo ao pódio duas vezes em Monza e ficando com o título mesmo sem ter vencido nenhuma corrida nas últimas cinco rodadas duplas do campeonato.

Curiosamente, nas cinco vezes em que correu de Fórmula 1 em Istambul, Hamilton não teve atuações tão destacadas quanto naquela prova marcante de 2006, embora tenha vencido a corrida de 2010 (ele era terceiro quando os companheiros de Red Bull Mark Webber e Sebastian Vettel bateram enquanto disputavam a liderança, e o inglês herdou a vitória, ainda que tenha tido também uma briga com seu companheiro de McLaren, Jenson Button).

Tirando a corrida da vitória, ele foi quinto em 2007, e chegou a liderar em 2008, ultrapassando Felipe Massa na pista, mas logo depois ficou claro que ele faria uma parada a mais que o brasileiro, que ganhou a prova. Ficou fora dos pontos em 2009, em uma corrida péssima para a McLaren, e foi o quarto em 2011, na última vez em que a F1 foi para a Turquia.

Neste final de semana, Hamilton nem precisa vencer: ele será campeão caso o companheiro Valtteri Bottas não marque oito ou mais pontos a mais do que ele. Então qualquer resultado em que Lewis fique na frente do finlandês lhe dá o título. No momento, o inglês tem 85 pontos de vantagem no campeonato. Depois da corrida turca, serão 78 pontos em jogo. Se a diferença for igual ou maior do que essa, ele já sai de Istambul como campeão.