Topo

Pole Position

Kimi e Hamilton podem igualar Rubinho e Schumi. Mas eles não estão nem aí

Kimi Raikkonen durante coletiva de imprensa do GP da Rússia - F1 Pool
Kimi Raikkonen durante coletiva de imprensa do GP da Rússia Imagem: F1 Pool

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Duas marcas da Fórmula 1 podem ser igualadas neste final de semana, no GP da Rússia. Mas os dois pilotos que podem colocar seu nome na história não veem muita graça nisso. Lá na frente do grid, Lewis Hamilton pode igualar as 91 vitórias de Michael Schumacher. E geralmente lutando pelas últimas posições neste ano, Kimi Raikkonen chegará às mesmas 322 largadas de Rubens Barrichello.

Desde que anunciou que ficaria tinha assinado com a Alfa Romeo por dois anos, no final de 2018, Raikkonen vem respondendo sem muito entusiasmo sobre a marca, já sabendo que ela seria batida durante a temporada 2020. Nesta quinta-feira, já em Sochi, não foi diferente. Perguntado se poderia estender seu contrato para defender o recorde, uma vez que Fernando Alonso, com 311 largadas na carreira, estará de volta ao grid a partir do ano que vem por pelo menos mais dois anos, ele disse que isso sequer passa por sua cabeça.

"Não, definitivamente não seria um motivo para eu ficar. Acho que todos os recordes serão quebrados, mais cedo ou mais tarde, em todos os esportes. Como eu já disse várias vezes: pode ser que, daqui a algum tempo, eu olhe para trás e entenda que é uma marca legal. Mas agora só é uma coisa que acabou acontecendo naturalmente", disse o campeão de 2007, que faz 41 anos em outubro.

Hamilton já admitiu recentemente que jamais esperava chegar nas 91 vitórias de Schumacher, número que muitos pensavam ser imbatível. Isso porque, quando o alemão chegou à marca, em 2006, o segundo colocado era Alain Prost, com 51 (hoje também ultrapassado por Sebastian Vettel, com 53). Mas garante que não vai focar na marca neste final de semana.

"Não sei por que sou desse jeito e por que os números não são necessariamente algo em que eu foco. Esse fim de semana não é diferente de nenhum outro. Eu tenho que trabalhar duro para bater Valtteri [Bottas, seu companheiro e vice-líder do campeonato]. Eu simplesmente não penso em nada além disso", disse Hamilton.

De fato, tornar-se o piloto mais vencedor da história é uma questão de tempo para Hamilton, que vem dominando esta temporada da Fórmula 1 e está caminhando a passos largos para se tornar heptacampeão do mundo, igualando Schumacher, também, em número de títulos.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi informado, Sebastian Vettel é o terceiro maior vencedor da F1, e não o segundo.