Topo

Pole Position

7 vezes em que Lando Norris mostrou que o futuro da F1 está em boas mãos

Piloto Lando Norris posa dentro de McLaren Senna em miniatura - Divulgação
Piloto Lando Norris posa dentro de McLaren Senna em miniatura Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

22/08/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em mais um ano em que Lewis Hamilton e a Mercedes vêm demonstrando sua superioridade na Fórmula 1, a categoria tem sido "salva" por outro inglês, de 20 anos, que faz sua segunda temporada na categoria, acabou de conquistar seu primeiro pódio e tem uma legião de fãs. Lando Norris já foi chamado de o "lorde dos memes", mas ele é mais que isso. Piloto em constante evolução dentro do carro da McLaren, ele vem em sétimo lugar no campeonato, 16 pontos à frente do companheiro e futuro piloto da Ferrari, Carlos Sainz. E, fora das pistas, ele vem quebrando barreiras, aproximando a F1 de seus fãs.

Norris conquistou o primeiro pódio de forma incrível

Ele estava em quarto e sabia que Lewis Hamilton tinha uma punição. Mas sabia também que o inglês estaria forçando o ritmo para não ficar a menos de 5s dele, porque assim manteria a posição. Norris e seu engenheiro usaram todas as configurações que maximizam o rendimento do carro naquela última volta e ele conseguiu, por menos de dois décimos!

...e na corrida seguinte pularia de 8º para 5º nas duas últimas voltas

Norris teve outro final de prova impressionante na segunda corrida disputada na Áustria, o GP da Estíria. Ele ultrapassou três carros em duas voltas para cruzar em quinto.

Norris escolheu o desenho de uma menina de 6 anos para correr

Antes do GP da Grã-Bretanha, Norris fez uma promoção na internet para selecionar a pintura de seu capacete. Até aí, tudo bem. A parceria entre o brasileiro Raí Caldato e Lewis Hamilton nasceu justamente de uma promoção dessas, vencida pelo designer em 2017. Mas, com Norris, há de sempre esperar algo diferente. Ele escolheu o desenho da "designer" Eva, de 6 anos. Ela desenhou uma McLaren e escreveu Lando Norri do lado. Sim, o S acabou não cabendo e ela improvisou colocando um pouco mais para baixo. Isso fez até a F1 mudar seus gráficos na tabela de tempos e adotar a nova grafia em duas linhas naquela corrida.

Após a prova, a TV inglesa o entrevistou e colocou a menina em contato direto com ele. O que ele queria saber dela? Se ela achou que ele tinha feito um bom trabalho na corrida.

Norris foge das respostas comuns

Antes do GP dos 70 Anos da F1, Norris foi perguntado sobre qual é a melhor coisa a respeito de ser piloto da categoria. Não titubeou: "Um salário bacana". E quando foi perguntado se estava surpreso ao ver o companheiro Sainz indo para a Ferrari ano que vem? "Sim, não acho que ele mereça". Ao seu lado na coletiva de imprensa, Sainz já está tão acostumado com as brincadeiras dele que nem reagiu. Não esperaria outra coisa de um companheiro que é daqueles que perdem o amigo, mas não perde a piada.

Gosta de ajudar os mecânicos

Terminada a corrida, uma breve reunião com os engenheiros e as entrevistas, os pilotos geralmente saem apressadamente dos circuitos nos domingos. Ainda mais neste ano, com o calendário da F1 tendo sido muito afetado pela pandemia, o que significa que várias corridas são em finais de semana seguidos (e, quando isso acontece, a recomendação é de que todos permaneçam juntos, sem voltar para casa). Então todo mundo vai embora o mais rápido possível quando pode. Mas Lando Norris gosta de ajudar a desmontar o carro, diz que até aprende mais com isso, e não é incomum que ele dê uma mãozinha. E nunca pode faltar uma foto de encerramento do final de semana com os mecânicos. Quanto mais caótica a foto, inclusive, melhor.

Norris é o rei da interação com os fãs

Não é raro ele ficar online na Twitch por horas a fio jogando e conversando com os fãs sobre qualquer coisa. E o canal faz sucesso: são mais de meio milhão de assinantes, bem mais do que o perfil da própria F1 na plataforma (que não chega a 200 mil). Muitas vezes os fãs pedem que ele comente algum vídeo, como os melhores momentos das corridas, e foi daí que surgiram pérolas como a de quando ele estava assistindo Lewis Hamilton vencer com um pneu estourado na Inglaterra e disse "quando você ganha só com três rodas é porque sabe que tem o melhor carro". E às vezes a discussão só é sobre qual o melhor sabor de sorvete mesmo!

Norris manteve os fãs da F1 entretidos na quarentena. E depois também

norris indy 500 virtual - Reprodução - Reprodução
Lando Norris "capota" em corrida virtual após levar toque nas 500 Milhas de Indianápolis
Imagem: Reprodução

E não só na F1. Certamente os donos norte-americanos da categoria ficaram bastante satisfeitos pelo trabalho que ele fez "invadindo" a liga online da Indy nos EUA. Ele ganhou logo de cara, na primeira corrida que fez e acabou virando notícia por lá quando eles fizeram a versão online das 500 Milhas e pilotos se juntaram para tirá-lo da prova. Ele foi figurinha fácil em vários tipos de disputas, muitas vezes fazendo dupla com Max Verstappen na equipe deles, o Team Redline. E ocasionalmente jogando Call of Duty, PUBG e, nos últimos dias, passou horas online jogando Fall Guys e interagindo com fãs.