Topo

Pole Position

Verstappen diz que testar formato de dois dias no GP de Imola é "estúpido"

Verstappen é o terceiro no campeonato após quatro provas disputadas - Leonhard Foeger/Pool via Getty Images
Verstappen é o terceiro no campeonato após quatro provas disputadas Imagem: Leonhard Foeger/Pool via Getty Images

Colunista do UOL

06/08/2020 13h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Max Verstappen classificou de "estúpida" a decisão de testar um novo formato de final de semana para a Fórmula 1 justamente em uma pista na qual a categoria não corre desde 2006. As críticas vieram depois da confirmação de que a corrida de Imola, uma das que entraram no campeonato neste ano por conta do coronavírus, terá apenas dois dias de atividades.

Com isso, ao invés de três treinos livres (dois na sexta-feira, de 1h30 cada, e outro no sábado, de 1h), os pilotos e equipes só terão 1h30 no sábado de manhã para preparar-se para a classificação e a corrida.

"Acho que se a gente fizesse isso em uma pista que conhecemos, ou na qual já pilotamos os carros atuais, não haveria nenhuma problema", disse Verstappen. "No final das contas, é o mesmo para todo mundo e não tenho nenhum problema com isso, mas acho que é errado. Poderíamos pelo menos fazer duas sessões, e que sejam de 1h cada, para ver se tudo está funcionando bem e poder mudar. Não se importo de ser um GP com dois dias, mas pelo menos que sejam dois treinos livres. Acho meio estúpido."

Verstappen deixou claro que gostou bastante da adição da pista italiana ao calendário. "Estou muito empolgado para ir correr lá, é uma grande corrida, mas é uma pena eles terem feito isso."

Seu companheiro de Red Bull, Alex Albon, concordou com o holandês. Ele disse que o ideal seria testar o novo formato, que a F1 quer adotar para o futuro a fim de poder fazer mais etapas ao longo do ano, quando a categoria corre duas vezes seguidas em uma mesma pista, como vai acontecer neste final de semana em Silverstone.

"Faz muito mais sentido fazer só um treino livre em uma pista como esta, em que a gente está correndo pela segunda vez seguida. Acho que seria uma boa ideia testar neste final de semana e fazer um final de semana normal em Imola."

Mas há questões logísticas envolvidas no final de semana de apenas dois dias em Imola: os equipamentos das equipes estarão vindo do GP de Portugal, que será realizado no sul do país, na região do Algarve, no domingo anterior. É uma viagem de mais de 24h de estrada, e por isso seria complicado tudo estar montado em Imola a tempo. Estas duas corridas são as últimas entre as confirmadas até o momento na temporada da F1, e vão acontecer entre o final de outubro e o começo de novembro.