Audiência pública sobre construção de autódromo no RJ é cancelada novamente
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A audiência pública para a discussão do Relatório de Impacto Ambiental da construção do autódromo na região de Deodoro, no Rio de Janeiro, foi novamente adiada por decisão da justiça carioca. A juíza Roseli Nalin, titular da 15ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado, questionou a instituição do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CEMA) e acatou a queixa do Ministério Público de que tal audiência não poderia ser feita por meio eletrônico, algo que já tinha bloqueado a primeira tentativa de se fazer a audiência durante a pandemia, dia 28 de maio. A reunião estava marcada para esta sexta-feira, dia 7.
A aprovação do Relatório de Impacto Ambiental é o último obstáculo para o início das obras do autódromo carioca. No entanto, há o questionamento sobre a necessidade de preservação e parte da área que era de propriedade do Exército: de um lado, ambientalistas brigam para preservar uma área que seria de Mata Atlântica na Floresta do Camboatá. De outro, a Rio Motorsport, empresa que está por trás do projeto do autódromo, alega que a área não é de floresta original.
Do lado da Fórmula 1, a Liberty Media, que detém os direitos comerciais da categoria, aguarda a solução deste impasse para decidir sobre a renovação ou não do contrato para ter o GP Brasil. O acordo atual, com a Interpub, promotora do GP em São Paulo, acaba no final deste ano. Ele previa a realização de mais uma corrida, em 2020, mas o acordo foi cancelado "por força maior", o que impede que a prova seja remarcada para o ano que vem. No final de julho, a F1 cancelou todas as corridas que realizaria nas Américas - Canadá, México, EUA e Brasil - com a mesma justificativa, como resultado da pandemia.
Com o engajamento dos governos estadual e municipal em São Paulo para manter a prova em Interlagos, a possibilidade de que a corrida siga no mesmo palco em que é disputada desde 1990 também segue em aberto.
A F1 sequer confirmou todas as provas do calendário 2020, bastante afetado pelo coronavírus. Até o momento, 13 provas estão confirmadas, todas na Europa. É esperado que pelo menos mais duas provas, no Oriente Médio, sejam realizadas em dezembro. E também há a possibilidade de que outras duas provas na Ásia sejam adicionadas nas próximas semanas. O objetivo da F1 é fazer pelo menos 15 corridas em 2020.
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