Topo

Pole Position

Renault protesta mais uma vez e acusa Racing Point de plagiar Mercedes

Carro da Racing Point no circuito de Hungaroring - Divulgação/Racing Point
Carro da Racing Point no circuito de Hungaroring Imagem: Divulgação/Racing Point

Colunista do UOL

19/07/2020 13h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Renault entrou com um protesto contra a Racing Point após o GP da Hungria, a exemplo do que já tinha acontecido depois da etapa anterior da F1, o GP da Estíria. O intuito é determinar se pode ser considerado que o carro de Lance Stroll, quarto em Budapeste, e Sergio Perez, sétimo, foi mesmo projetado pela equipe, ou se é de propriedade intelectual da Mercedes.

O protesto na primeira corrida foi baseado nos dutos de freio do carro da Racing Point. Trata-se de uma peça que podia ser comprada de outra equipe até o ano passado, mas que a partir de 2020 tem de ser desenvolvida por cada time. Foi levantada a hipótese de que a Racing Point, que tem extensa parceria técnica com a Mercedes, comprava os dutos do time alemão, mas o chefe Otmar Szafnauer negou isso em entrevista concedida no sábado, e disse que o projeto dos dutos, que são bastante semelhantes aos da Mercedes e são uma peça difícil de ser copiada por observação, já que as partes mais importantes não são visíveis, foi totalmente feito pela equipe.

Em meio à polêmica sobre a cópia, os rivais passaram a chamar a Racing Point de Mercedes cor-de-rosa. O diretor-técnico da equipe já admitiu, no entanto, que copiou tudo o que podia. Ele ainda falou que não entendeu por que os rivais não fazem o mesmo.

É possível que o alvo do protesto desta vez seja outra peça, mas sempre pelo mesmo motivo: ainda que seja normal uma equipe se inspirar no que é feito por outra, o que a Renault busca é estabelecer o limite entre o que é uma simples cópia por observação, e o que é um uso de propriedade intelectual no projeto.

A Racing Point e a Mercedes terão de entregar seus projetos completos dos dutos de freio em até três semanas para a FIA avaliar justamente isso. Szafnauer disse que o time sempre quis copiar o projeto da Mercedes, "mas antes não tinha dinheiro para fazer isso". Ele disse ainda não entender por que os demais não seguem a mesma linha e se mostrou tranquilo em relação à legalidade do carro.

São esperados protestos não apenas da Renault por toda a temporada. Trata-se de uma briga que acontecia nos bastidores há anos, desde que a Haas entrou na F1 comprando todas as peças que podia da Ferrari, e teve um relativo sucesso logo de cara. Com o carro totalmente inspirado na Mercedes, a Racing Point conseguiu fechar a segunda fila do grid do GP da Hungria e vem tendo um rendimento melhor que Ferrari, McLaren e a própria Renault, sua rival em temporadas passadas.