Brawn: F1 pode ter classificação ainda no sábado ou até usar treinos livres
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A Fórmula 1 vive em compasso de espera devido à chuva que atinge a pista de Red Bull Ring, palco do GP da Estíria neste final de semana, por todo o sábado. A primeira atividade de pista do dia, a corrida Fórmula 3, chegou a começar, mas foi interrompida após 12 voltas. E a terceira sessão de treinos livres, programada para logo depois, foi cancelada.
A classificação está marcada para as 10h da manhã, pelo horário de Brasília, mas a chuva deve continuar. Com isso, o diretor técnico da categoria, Ross Brawn, indicou que a três possibilidades estão sendo estudadas: atrasar a classificação, mas realizá-la ainda no sábado, transferi-la para o domingo de manhã pelo horário austríaco ou usar os tempos da segunda sessão de treinos livres.
"Este circuito é sempre desafiador em termos de clima. Já tivemos esse tipo de condição aqui. É uma grande tempestade que chegou aqui neste sábado, e que está se movendo de forma imprevisível. Há uma chance de que possamos ir à pista hoje, mais para o final do dia, mas amanhã a previsão é de tempo bom."
A segunda opção seria fazer a classificação às 10h locais (5h da manhã pelo horário de Brasília), o que atrapalharia a programação da Fórmula 2 e da Porsche Cup, mas Brawn afirmou que estas corridas seriam canceladas. "Acho que conseguiríamos encaixar tudo, então haveria uma classificação amanhã."
A decisão final, contudo, cabe ao diretor de provas, Michael Masi, que já tinha avisado as equipes na sexta-feira que o segundo treino livre poderia definir a classificação. O treino foi liderado por Max Verstappen, da Red Bull, com Valtteri Bottas, da Mercedes, em segundo, e Sergio Perez, da Racing Point, em terceiro. Mas Brawn afirmou ainda esperar "que não precisemos usar a classificação do treino livre."
Por que é tão complicado para F1 andar na chuva?
São vários motivos que fazem com que a Fórmula 1, especialmente na última década, sofra mais do que em anos anteriores para andar na chuva. Como a bandeira vermelha na F3 também indica, os pneus usados nas três categorias (F1, F2 e F3) deixam a desejar e são o fator principal. Apesar de a Pirelli ter melhorado seu produto, que é fornecido desde 2011 para a F1, a aderência ainda não é a mesma do que a Bridgestone conseguia entregar anteriormente. Foi com os pneus japoneses, por exemplo, que Felipe Massa e Robert Kubica fizeram um grande duelo sob muita chuva no GP do Japão de 2007. Naquela época, os testes de pista eram ilimitados na F1, o que favorecia o desenvolvimento de pneus melhores.
Outro fator é o regime de parque fechado, que não permite muitas mudanças entre a classificação e a corrida. Então os carros teriam que ir para a classificação com uma configuração mais próxima ao solo, aumentando a possibilidade de aquaplanagem mesmo com pouca água na pista. E os carros, naturalmente, já são bem mais baixos, por motivos aerodinâmicos, que no passado.
A própria pista da Áustria entra como um terceiro fator, já que tem muitas elevações, o que causa a formação dos chamados "rios" no traçado.
A última vez que a F1 teve a classificação no domingo foi devido à passagem de um tufão no Japão, em outubro do ano passado.
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