PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Pole Position


GP da Estíria: Perez coloca a Racing Point na frente no 1º treino livre

Sergio Perez, da Racing Point, na pista da Áustria - Racing Point/Divulgação
Sergio Perez, da Racing Point, na pista da Áustria Imagem: Racing Point/Divulgação
Julianne Cerasoli

Fã de Fórmula 1 desde a infância, Julianne Cerasoli nasceu em Bragança Paulista (SP) e hoje vive em Londres (Inglaterra). Atua como jornalista desde 2004, tendo trabalhado com diversos tipos de mídia ao longo dos anos, sempre como repórter esportiva e com passagem como editora de esportes do jornal Correio Popular, em Campinas (SP). Cobrindo corridas in loco na Fórmula 1 desde 2011, começou pelo site especializado TotalRace e passou a colaborar para o UOL Esporte em 2015, e para sites e revistas internacionais. No rádio, é a repórter de Fórmula 1 da Sistema Bandeirantes de Rádio desde 2017, e também faz participações regulares no canal Boteco F1, o maior dedicado à categoria no YouTube. Em 2019, Julianne criou o projeto No Paddock da F1 com a Ju, na plataforma Catarse, em que busca aproximar os fãs da Fórmula 1 por meio de conteúdo on demand e podcast exclusivo com personagens da categoria. Neste espaço: Única cobertura in loco de toda a temporada da Fórmula 1 na mídia brasileira, com informações de bastidores, entrevistas exclusivas, análises técnicas e uma pitada de viagens.

Colunista do UOL

10/07/2020 07h30

Após a Mercedes dominar todos os treinos livres da primeira etapa do campeonato, o segundo final de semana da F1 na Áustria, desta vez para a corrida batizada de GP da Estíria, começou com a Racing Point na frente. Com o tempo de 1min04s867, Sergio Perez foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres. Estíria é o nome da região em que fica a pista de Red Bull Ring, e por isso dá o nome à segunda corrida do ano na F1.

O segundo lugar ficou com Max Verstappen, da Red Bull, apenas 0s096 atrás de Perez. E o vencedor da primeira corrida, Valtteri Bottas, da Mercedes, ficou em terceiro, a 0s222. As Mercedes focaram mais em simulações com o pneus médios e duros, enquanto o tempo mais rápido de Perez e o segundo, de Verstappen, foram feitos com os macios, que são mais rápidos. Já as Ferrari foram mal: Sebastian Vettel terminou em décimo e Charles Leclerc, em 12º.

Logo que começou o primeiro treino, a F1 divulgou mais duas datas em seu calendário: a estreia do circuito de Mugello, com o GP da Toscana, na Itália, dia 13 de setembro, e a confirmação do GP da Rússia, dia 27 de setembro.

A sessão acabou sendo movimentada, uma vez que há a expectativa de muita chuva para o sábado, quando serão realizados o último treino livre e a classificação. Para o domingo, a previsão é de pista seca novamente, então as equipes estão usando a sexta-feira para fazer toda a preparação para a corrida.

Além disso, depois que a corrida de estreia foi marcada por abandonos, os times estão aproveitando os treinos livres para testar soluções e, algumas equipes, como a Ferrari, estão trazendo novidades para tentar melhorar o desempenho dos carros.

A sessão teve apenas uma interrupção, com a bandeira vermelha sendo acionada para recuperar o carro de Nicholas Latifi. O estreante canadense reportou que havia algo de errado com seu carro. O treino teve a participação de dois pilotos reserva: Robert Kubica entrou no lugar de Antonio Giovinazzi e Jack Aitken ficou com o cockpit de George Russel. Os dois titulares voltam na segunda sessão de treinos livres, também de 1h30 de duração, começa às 10h da manhã. Trata-se do treino livre mais importante do final de semana, por ser realizado no mesmo horário da corrida.

Confira os tempos da primeira sessão de treinos livres

1 - Sergio Perez (Racing Point) - 1min04s867
2 - Max Verstappen (Red Bull) - +0s096
3 - Valtteri Bottas (Mercedes) - +0s222
4 - Lewis Hamilton (Mercedes) - +0s253
5 - Lance Stroll (Racing Point) - +0s529
6 - Alex Albon (Red Bull) - +0s616
7 - Carlos Sainz (McLaren) - +0s735
8 - Pierre Gasly (AlphaTauri) - +0s831
9 - Daniel Ricciardo - +0s902
10 - Sebastian Vettel - +0s903
11 - Daniil Kvyat (AlphaTauri) - +0s948
12 - Charles Leclerc (Ferrari) - +0s970
13 - Esteban Ocon (Renault) - +1s007
14 - Lando Norris (McLaren) - +1s041
15 - Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) - 1s574
16 - Romain Grosjean (Haas) - 1s579
17 - Jack Aitken (Williams) - 1s901
18 - Robert Kubica (Alfa Romeo) - 1s930
19 - Nicholas Latifi (Williams) - 4s731
20 - Kevin Magnussen (Haas) - não classificado

Pole Position