Topo

Pole Position

F1 tem mais 3 GPs cancelados, mas segue confiante que fará até 18 provas

GP do Azerbaijão está entre os cancelados - Alexander Nemenov/AFP
GP do Azerbaijão está entre os cancelados Imagem: Alexander Nemenov/AFP

Colunista do UOL

12/06/2020 06h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fórmula 1 anunciou os esperados cancelamentos dos GPs do Azerbaijão, Singapura e Japão. A categoria tem, por enquanto, apenas oito provas confirmadas neste ano, e anunciou que segue confiante que conseguirá fazer de 15 a 18 corridas até o meio de dezembro, quando a temporada 2020 deve terminar com o GP de Abu Dhabi.

O GP do Azerbaijão estava inicialmente programado para o início de junho e já tinha sido adiado, enquanto a prova de Singapura seria realizada em setembro. Em ambos os casos, as incertezas causadas pela pandemia impediram a preparação das pistas, que ocupam vias públicas e levam meses para serem montadas.

Já no caso do Japão, a decisão foi do governo local, de não mudar as restrições a chegadas de estrangeiros e a eventos internacionais. A corrida em Suzuka aconteceria em outubro.

Estes três GPs se juntam outros quatro provas, de um total de 22 programadas para acontecer este ano, que já tinham sido canceladas: Austrália, Mônaco, Holanda e França.

O calendário de 8 provas divulgado até agora começa dia 5 de julho, na Áustria, e conta apenas com provas europeias, começando com o uso de protocolos bastantes restritos para evitar a contaminação dos profissionais da categoria:

05/07 GP da Áustria
12/07 GP da Estíria (Áustria)
19/07 GP da Hungria
02/08 GP da Grã-Bretanha
09/08 GP do Aniversário de 70 Anos (Silverstone)
16/08 GP da Espanha
30/08 GP da Bélgica
06/09 GP da Itália

Há algumas soluções sendo estudadas para garantir que o campeonato chegue a, pelo menos, 15 etapas. A Ferrari pressiona a F1 para realizar uma segunda prova na Itália no que seria sua corrida de número 1000 na categoria, em setembro. A corrida aconteceria em Mugello ou Imola.

Já a Rússia estuda fazer duas corridas, entre o final de setembro e o começo de outubro, o mesmo acontecendo com o Bahrein, em que poderia ser utilizado, inclusive, um circuito alternativo, semelhante a um oval. As provas barenitas, uma das quatro que foram adiadas e ainda não foram remarcadas, aconteceriam no início de dezembro. Os outros GPs que não foram remarcados ainda são Vietnã, China e Canadá. Os casos da prova vietnamita, que faria sua estreia no campeonato, e da canadense são os mais complicados, uma vez que ambos circuitos também usam vias públicas.

A Fórmula 1 espera poder divulgar o restante do calendário antes da primeira corrida do ano. Os promotores do GP Brasil seguem confiantes de que a prova será realizada em novembro, como planejado.