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F1 aprova novas regras e abre caminho para ser mais competitiva pós-covid

Largada do GP da China de Fórmula 1 - DIEGO AZUBEL/EFE
Largada do GP da China de Fórmula 1 Imagem: DIEGO AZUBEL/EFE
Julianne Cerasoli

Fã de Fórmula 1 desde a infância, Julianne Cerasoli nasceu em Bragança Paulista (SP) e hoje vive em Londres (Inglaterra). Atua como jornalista desde 2004, tendo trabalhado com diversos tipos de mídia ao longo dos anos, sempre como repórter esportiva e com passagem como editora de esportes do jornal Correio Popular, em Campinas (SP). Cobrindo corridas in loco na Fórmula 1 desde 2011, começou pelo site especializado TotalRace e passou a colaborar para o UOL Esporte em 2015, e para sites e revistas internacionais. No rádio, é a repórter de Fórmula 1 da Sistema Bandeirantes de Rádio desde 2017, e também faz participações regulares no canal Boteco F1, o maior dedicado à categoria no YouTube. Em 2019, Julianne criou o projeto No Paddock da F1 com a Ju, na plataforma Catarse, em que busca aproximar os fãs da Fórmula 1 por meio de conteúdo on demand e podcast exclusivo com personagens da categoria. Neste espaço: Única cobertura in loco de toda a temporada da Fórmula 1 na mídia brasileira, com informações de bastidores, entrevistas exclusivas, análises técnicas e uma pitada de viagens.

Colunista do UOL

27/05/2020 04h00Atualizada em 27/05/2020 16h09

A Federação Internacional de Automobilismo ratificou nesta quarta-feira uma série de medidas que não só visam proteger a Fórmula 1 de dificuldades financeiras causadas pela pandemia do coronavírus, como também foram pensadas para acabar com o grande problema da categoria nos últimos anos: a falta de competitividade.

Desde o início da era híbrida, em 2014, a Mercedes venceu todos os campeonatos, de pilotos e construtores. E, ainda que Red Bull e, principalmente Ferrari, tenham se aproximado de 2017 para cá, a expectativa é que o time alemão siga na frente quando a temporada de 2020 finalmente começar, dia 5 de julho, com o GP da Áustria.

Outro problema é a diferença entre estas três equipes e o resto do grid. O meio do pelotão tem sido extremamente competitivo, mas em condições normais eles não têm chance, sequer, de lutar pelo pódio. Isso é reflexo direto da diferença de nível de investimento de Red Bull, Ferrari e Mercedes, que gastam mais de 400 milhões de dólares por ano e times como Haas, Williams, Alfa Romeo e Toro Rosso, que investem cerca de 150 milhões de dólares.

O esporte já tinha mudanças importantes planejadas. Porém, com a pandemia e a queda de receita, já que as grandes fontes de dinheiro da F1 vêm da realização das provas - taxa de realização dos GPs e direitos de TV - transformações muito mais profundas foram acertadas entre as equipes e agora foram publicadas oficialmente.

Quais são os cinco motivos para a F1 ficar mais competitiva pós-coronavírus

1. A diferença de gastos entre as equipes vai cair

Hamilton e Bottas brigando na largada do GP da China de Fórmula 1 - Aly Song/Reuters - Aly Song/Reuters
Imagem: Aly Song/Reuters

A diferença entre o que os quatro times menores e os três maiores gastam (excluindo o valor aplicado ao desenvolvimento de motores) tem beirado os 300 milhões de dólares por ano nas últimas temporadas, mas isso tem data para acabar: já em 2021, entrará em vigor pela primeira vez na história da F1 um teto de gastos. Cada equipe poderá gastar 145 milhões de dólares em 2021, 140 milhões em 2022 e 135 de 2023 a 2025.

Há algumas exceções que não têm a ver diretamente com performance, como os gastos com marketing, salários dos pilotos e dos três funcionários mais bem pagos, além de algumas taxas. São itens que variam muito de equipe para equipe mas, entre os grandes, calcula-se que os gastos reais fiquem em torno dos 250 milhões. Ou seja, será uma diferença considerável em relação ao que se tem hoje e as equipes mais eficientes tendem a prevalecer.

2. Novas regras vão ser adotadas já com o teto orçamentário

Esta é uma mudança importante. O acordo anterior previa que o teto de gastos e o novo regulamento, que visa diminuir a turbulência causada pelos carros e aumentar as chances de disputas na pista, fossem adotados no mesmo ano. Ou seja, as equipes grandes poderiam usar os recursos que quisessem para projetarem os carros novos, e muito provavelmente começariam essa nova era com a mesma vantagem que têm hoje. Isso mudou com a pandemia: o teto orçamentário entra em vigor já ano que vem, e as mudanças no regulamento ficaram para 2022.

E tem mais: para garantir que os projetos de 2022 sejam feitos ano que vem, as equipes estão proibidas de usarem o túnel de vento ou o CFD (que faz simulações aerodinâmicas digitais) até o início do ano que vem. E mesmo o desenvolvimento dos carros de 2020 e de 2021 foi restringido significativamente.

Tudo isso diminui a possibilidade de as equipes de maior orçamento conseguirem usar isso para desenvolverem seus carros mais rapidamente que os rivais, igualando a competição.

3. Quem ficar na frente vai poder desenvolver menos o carro

A última decisão tomada pelos times é a mais radical de todas: limitar o desenvolvimento aerodinâmico das equipes que terminarem o campeonato mais à frente. O sistema vai funcionar da seguinte maneira: será definido um padrão de desenvolvimento e, a partir dele, serão determinadas porcentagens do que é permitido para cada time, dependendo da posição do campeonato.

Isso já começa a valer em 2021 para o desenvolvimento do carro de 2022: o campeão deste ano só vai poder usar 90% do que for definido como padrão, e essa quantia vai aumentando em 2.5% até chegar aos 112.5% permitidos ao último colocado. Essas porcentagens vão aumentar a partir de 2022.

4. Distribuição do dinheiro será mais igualitária

Charles Leclerc, da Ferrari, durante os testes da pré-temporada da F-1 - Ferrari - Ferrari
Charles Leclerc, da Ferrari
Imagem: Ferrari

Os números ainda não foram divulgados, até porque o contrato das equipes com a Fórmula 1 para participarem do campeonato a partir do ano que vem ainda não foi anunciado. Mas os chefes de equipes médias ouvidos pelo UOL Esporte se mostraram muito contentes com a redistribuição do dinheiro que vem dos direitos comerciais.

No contrato atual, fechado em 2012, Mercedes, Ferrari e Red Bull recebem um quarto do total que é dividido entre as equipes só pela participação (ou seja, tirando a quantia que depende da performance no mundial de construtores). É isso que faz com que os valores recebidos sejam tão discrepantes: a Ferrari, por exemplo, recebeu 205 milhões de dólares em 2019 e a Toro Rosso, 50 milhões. A tendência com o novo contrato é que os maiores sigam ganhando mais devido a cláusulas de performance, porém a diferença será menor.

5. GPs podem ser realizados em dois dias

Outra mudança que ficou acertada é a liberdade de mudar a programação dos GPs. A ideia central é "enxugar" o formato para permitir que o campeonato tenha mais etapas no futuro (o que gera mais dinheiro para o esporte em si e para as equipes), mas isso pode ter um efeito positivo também na competitividade. Com menos tempo para preparar os carros na pista, as corridas tendem a ficar mais abertas, como costuma acontecer, por exemplo, quando as condições de pista mudam muito entre os treinos livres de sexta-feira e a corrida.

É provável, inclusive, que os GPs realizados em dois dias, ao invés de três, sejam testados já neste ano, uma vez que a F1 busca fazer de 15 a 18 corridas entre julho e dezembro, com corridas na Europa, Ásia e nas Américas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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