Topo

Pole Position

F1 na quarentana: GP virtual mais prestigiado e corridas históricas na TV

Largada do GP de Donington Park em 1993 - Pascal Rondeau /Allsport
Largada do GP de Donington Park em 1993 Imagem: Pascal Rondeau /Allsport

Colunista do UOL

02/04/2020 09h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Entrando na onda de relembrar grandes momentos da história da Fórmula 1 para ocupar a lacuna das provas adiadas por conta do coronavírus, nesta semana contará com reprises para todos os gostos no canal pago SporTV: serão mostradas decisões de campeonato clássicas, a ascensão de dois pilotos que se tornariam campeões do mundo e uma das provas mais famosas de Ayrton Senna. E, no domingo, a Fórmula 1 vai promover sua segunda edição da Corrida Virtual, com pelo menos cinco pilotos do atual grid confirmados.

Depois da primeira etapa, o GP do Bahrein, que foi disputada online no mesmo final de semana em que a prova barenita deveria ter sido realizada, apenas Lando Norris e Nicholas Latifi participaram, em um grid que contou com pilotos de categorias de base, ex-pilotos e até o ex-One Direction, Liam Payne. Desta vez, a F-1 já anunciou que Charles Leclerc, Alex Albon e George Russell farão parte do grid da corrida de eSports, que será disputada no circuito de Albert Park, na Austrália. A classificação e a corrida devem ser disputadas em 1h30, começando às 16h do domingo, pelo horário de Brasília.

Já para quem prefere as corridas antigas ao eSports, nesta quinta-feira será reprisada uma das decisões de título mais famosas da história, o GP da Austrália de 1986, tendo como um de seus personagens Nelson Piquet. A Williams do brasileiro e seu desafeto Nigel Mansell era a favorita, mas a briga interna entre os pilotos acabou dando a chance de Alain Prost, da McLaren, se aproveitar.

Já na sexta-feira, a programação traz o GP de San Marino de 2005, que ficou famoso como o cartão de visitas de Fernando Alonso a Michael Schumacher. O espanhol já vinha ganhando várias corridas, mas teve seu primeiro grande embate com o heptacampeão na corrida de Imola, em 15 voltas de tirar o fôlego.

Falando em jovens pilotos mostrando serviço, a corrida do sábado, 4 de abril, será o GP da Malásia de 2003, que inclusive marcou a primeira pole e o primeiro pódio de Alonso, mas ficou mais marcada pela primeira vitória de outro campeão do mundo, Kimi Raikkonen.

E, no domingo, o SporTV mostra uma das corridas mais famosas de Ayrton Senna, em que ele toma as decisões precisas e dá uma aula na chuva no GP da Europa de 1993, disputado no circuito de Donington Park.

As reprises começam sempre às 19h30, no SporTV, e devem continuar nas próximas semanas, já que a Fórmula 1 só deve voltar em junho. A primeira prova que ainda não foi adiada ou cancelada é o GP do Canadá, dia 14 de junho. Mas uma decisão em relação à prova deve ser divulgada até a semana que vem, de acordo com os organizadores.