Topo

Pole Position

Que tal celebrar os 60 anos de Senna com maratona de vídeos e livros?

O piloto Ayrton Senna - Reprodução/Instagram
O piloto Ayrton Senna Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

22/03/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O tricampeão da Fórmula 1, Ayrton Senna, faria 60 anos neste final de semana (dia 21 de março, sábado) e ganhou inclusive um site comemorativo, desenvolvido pelo instituto que leva seu nome, com 60 fatos e curiosidades sobre sua vida. As informações valem como porta de entrada para os fãs mais novos, que não viram o brasileiro, que morreu em um acidente durante o GP de San Marino de 1994, correr na Fórmula 1 e talvez não entendam por que o nome dele é tão reverenciado na categoria até hoje, mesmo que ele não tenha os números de Lewis Hamilton ou Michael Schumacher.

Em tempos de isolamento por conta do coronavírus, também é uma boa oportunidade de lembrar o aniversário de Senna com livros e vídeos sobre o piloto.

Na Netflix
O documentário Senna (Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão), de 2010, dirigido por Asif Kapadia, que também fez filmes sobre Amy Winehouse e Diego Maradona, está disponível na Netflix e mostra desde sua ascensão no esporte até sua morte, focando muito na rivalidade com Alain Prost. O francês, aliás, nunca gostou muito da forma como é caracterizado no documentário, do qual participou. "Se eles queriam fazer um filme comercial, com um cara ruim e um cara bom, então não faça entrevistas. Não me peça nada."

Nas livrarias
Senna foi tema de vários livros no Brasil e no exterior, desde publicações que narram a trajetória do tricampeão GP por GP, como "Uma Estrela Chamada Senna" do jornalista Lemyr Martins, até outros que avaliam sua relação com a imprensa - como "Ayrton Senna: Herói da mídia", de Paulo Scarduelli, focado na cobertura da morte do piloto, e "Ayrton Senna e a Mídia Esportiva", de Rodrigo França. Mas talvez a obra mais completa, com reproduções de boletins escolares e cartas, seja "Ayrton Senna, uma lenda a toda velocidade", de Christopher Hilton.

No YouTube
Para marcar os 25 anos da morte de Senna, ano passado, a F-1 reuniu pilotos do atual grid e jornalistas para comentar momentos clássicos da carreira do tricampeão, em conteúdo disponibilizado em inglês. Partindo das provas mostradas neste vídeo, dá para garimpar na internet os vídeos das provas que definiram a carreira do piloto, como o GP do Brasil de 1991 ou o GP da Europa de 1993, no qual o brasileiro deu o que é considerada até hoje a melhor primeira volta da história.

Em outro vídeo em inglês, o famoso programa da BBC Top Gear presta sua homenagem ao brasileiro, e leva Lewis Hamilton para pilotar o carro com que Senna foi campeão em 1988.

Há também entrevistas interessantes de Senna na internet, de participações do piloto no programa Roda Vida ainda em 1986, tendo Galvão Bueno como um dos entrevistadores, e no programa a de Jô Soares ainda no SBT. Mas o encontro talvez mais improvável é com Roberto Carlos, em entrevista carregada de fé.

A lista de conteúdo sobre Ayrton Senna é grande. Aqui no UOL, recentemente foi publicado um especial sobre o piloto e sua relação especial com o Japão. Alguém tem mais alguma dica?