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Sette Camara volta à Red Bull como piloto de testes e se aproxima da F-1

Colunista do UOL

09/03/2020 07h45

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O brasileiro Sergio Sette Camara foi anunciado como novo piloto reserva e de testes da Red Bull. O mineiro, que havia divulgado que não continuaria com a McLaren, equipe na qual ocupava o cargo de piloto de desenvolvimento desde o final de 2018, vai dividir o trabalho com Sebastien Buemi.

Assim, pelo menos em teoria, Sette Camara entra a linha de sucessão da Red Bull, que tem duas equipes na Fórmula 1 - e principal, que tem Max Verstappen e Alex Albon, e a AlphaTauri (ex-Toro Rosso), que conta com Pierre Gasly e Daniil Kvyat. Isso seria uma ótima notícia haja vista que foi nestas duas equipes que ocorreu o maior movimento de pilotos nos últimos anos.

O que está confirmado até o momento é que Sette Camara, que fez três temporadas na F-2 e decidiu não continuar na categoria neste ano, irá acompanhar a Red Bull durante praticamente toda a temporada. Ele viajará para as corridas com as duas equipes além da atuação conjunta com Buemi no trabalho em simulador.

"Estou extremamente feliz por me juntar novamente à família Red Bull, agora como seu piloto reserva e de testes para a temporada 2020 de Fórmula 1. Eu assisto à F1 desde os cinco anos de idade e me sinto honrado por ter essa oportunidade de trabalhar com a Aston Martin Red Bull Racing e a Scuderia AlphaTauri. Preparei-se muito por toda a minha carreira e estou pronto para encarar os desafios cada vez maiores que minhas funções na F-1 irão exigir", comentou o piloto de 21 anos.

Trata-se de um retorno de Sette Camara à Red Bull, depois de uma passagem no programa de desenvolvimento de pilotos em 2016, quando ainda estava na Fórmula 3 Europeia e não obteve os resultados esperados por Helmut Marko, chefão do programa e conhecido por ser duro com seus pilotos. Falando sobre aquela época, Sette Camara sempre afirmou que não estava pronto para trabalhar em um ambiente com tanta pressão, e amadureceu bastante desde então.

Nos últimos dois anos, na Fórmula 2, ele trabalhou ao lado de dois pilotos que acabaram ganhando uma chance na F-1: Lando Norris, que está na McLaren, e Nicholas Latifi, que se prepara para estrear na Williams nesta temporada.

Apesar da conhecida pressão exercida por Marko, o papel de piloto reserva é melhor que o que Sette Camara tinha na McLaren. Essa "promoção", com a possibilidade de ir para a pista caso seja necessário, é resultado do fato do mineiro ter conquistado a superlicença, espécie de CNH para pilotos de Fórmula 1, no final do ano passado.