Topo

Pole Position

Temporada F-1 começa nesta semana com apresentações de carros das favoritas

Esta é a versão virtual do modelo que será utilizado pela Haas neste ano. Carro só será apresentado semana que vem - Reprodução/HaasF1Team.com
Esta é a versão virtual do modelo que será utilizado pela Haas neste ano. Carro só será apresentado semana que vem Imagem: Reprodução/HaasF1Team.com

Colunista do UOL

10/02/2020 07h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A primeira corrida do campeonato 2020 da Fórmula 1 será apenas dia 15 de março, na Austrália, mas a temporada começa nesta semana, com os primeiros lançamentos dos carros - com alguns deles, inclusive, já indo para a pista. Os destaques ficam por conta das três favoritas: a Ferrari será a primeira a apresentar o carro, nesta terça-feira, seguida pela Red Bull na quarta e pela Mercedes, na sexta. McLaren, Renault e AlphaTauri (novo nome da Toro Rosso) também apresentam seus carros nesta semana.

Em termos de pilotos, há poucas novidades neste campeonato: o único estreante será o canadense Nicholas Latifi, que correrá na Williams. O piloto de 24 anos foi o vice-campeão da Fórmula 2 ano passado, e vai ocupar a vaga que era de Robert Kubica no ano passado.

Outra mudança é na Renault: sai Nico Hulkenberg e entra Esteban Ocon. O francês volta ao grid depois de um ano como piloto reserva da Mercedes, e será companheiro de Daniel Ricciardo.

Já o regulamento permanece estável, assim como os compostos de pneu, algo que não acontece desde as temporadas 2007 e 2008.

Confira o que esperar dos lançamentos desta semana:

Ferrari: Como a Ferrari usou a temporada passada para rever os equívocos cometidos no projeto de 2019, quando a F-1 passou por uma mudança nas dimensões das asas, não é esperada uma revolução no carro vermelho deste ano. A tendência é que o carro seja uma continuidade do que terminou (e bem) a temporada passada.

Red Bull: Espera-se uma integração maior do carro com o motor Honda, algo que obviamente não será visível no lançamento, mas que deve marcar a temporada. O time é um dos que já confirmaram que vão colocar o carro na pista no mesmo dia do lançamento, em Silverstone.

Renault: A apresentação será com pompa em Paris, e com direito a piloto francês. Esteban Ocon está de volta ao grid e formará uma dupla forte com Daniel Ricciardo. A Renault vem de uma temporada ruim em 2019, então é possível que o time demonstre mais ousadia no projeto deste ano.

McLaren: O time que mais cresceu de 2018 para 2019 já adiantou que vem com um projeto bastante diferente em relação à temporada passada. A ideia é arriscar para chegar mais perto do trio Mercedes-Ferrari-Red Bull. E a jovem dupla Lando Norris e Carlos Sainz deve garantir algumas risadas no lançamento, como de costume.

Mercedes: As maiores atualizações da Mercedes devem estar escondidas no lançamento, já que o maior foco do time tem sido na melhora do motor, que ficou para trás da Ferrari ano passado. O lançamento não contará com a presença da imprensa, mas deve ser feito algum anúncio em relação ao futuro do time. E o carro também irá para a pista, com Vatteri Bottas.

AlphaTauri: A ex-Toro Rosso deve vir com uma identidade visual completamente diferente agora que o time será usado para promover a marca de roupas da Red Bull.

O campeonato tem 22 provas programadas, o que seria um recorde na história da F-1, mas ainda há dúvidas em relação à realização do GP da China, marcado para 19 de abril. É bastante improvável que a etapa seja realizada, devido à ameaça do coronavírus. Uma decisão final será divulgada dentro das próximas duas semanas, uma vez que o cancelamento depende dos promotores, e não da categoria.