Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Luizinho e Pamela são prata; Kelvin é bronze, e Nunes, ouro no Dew Tour

A skatista paulista Pamela Rosa durante disputa no X-Games da California - Rich Storry/ ESPN Images Divulgação
A skatista paulista Pamela Rosa durante disputa no X-Games da California Imagem: Rich Storry/ ESPN Images Divulgação

Colunista do UOL

30/07/2022 23h04Atualizada em 31/07/2022 00h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os brasileiros têm razões de sobra para celebrar o final de semana em Des Moines, capital do estado de Iowa, com a vitória e presença no pódio de vários skatistas brasileiros na disputa do Dew Tour, deste sábado (30).

Tivemos ouro, prata e bronze, tanto no paraskate, como no street masculino, feminino e no park masculino.

A competição mais esperada da tarde (noite no Brasil), o street feminino contou com a presença das brasileiras Rayssa Leal e Pamela Rosa, em disputa direta com a medalhista olímpica, a japonesa Momiji Nishiya e a australiana Chloe Covel, que fizeram voltas perfeitas.

O ouro ficou com Momiji, que foi serena em todas as suas voltas e não teve erro algum em suas voltas, e conseguiu a marca surpreendente de 95,33 pontos, com manobras incríveis como nollie heel entre outras de base trocada. A prata foi para a brasileira Pamela Rosa, e o bronze para a australiana Covell. Rayssa ficou em quarto lugar.

As brasileiras começaram com quedas, mas Pamela —campeã do evento do ano passado, conseguiu se recuperar na segunda volta, com uma apresentação impecável, em alta velocidade, e com manobras com lip slides, backspin, crooked grinds e backsmith que lhe garantiram a medalha de prata.

No park masculino, Luizinho fez volta surpreendente e levou a prata

Na última prova da noite, o park masculino, o único brasileiro na pista, o paulista Luiz Francisco, o Luizinho, teve uma primeira volta impecável com manobras complexas, de alto grau de dificuldade, utilizando todos os obstáculos e com grande altura como hadflips, e até double flips, além de manobras que são marcas registradas do skatista brasileiro de 22 anos, como os imensos front side boneless e frontside feebles

Arrancou um 86,33 e entrou na liderança da prova, até a volta do jovem americano Gavin Bottger, de 15 anos, que arrancou uma nota 88, que permaneceu até o final da competição, que levou o ouro.

Luiz Francisco vem de uma ótima fase, depois de levar o bronze no X-Games, na semana passada na Califórnia, no mesmo dia do seu aniversário.

O terceiro colocado foi o americano Keegan Palmer, que superou o australiano Kieran Wooley, na última volta.

No dia anterior, Kelvin Hoefler garantiu o bronze no street masculino ao ficar em terceiro lugar atrás do japonês Yuto Horigome, e do ouro do português Gustavo Ribeiro.

No skate adaptado Felipe Nunes leva dois ouros. Sardi é prata

O skate adaptado, conhecido como paraskate tem garantido um frequentador assíduo para o lugar mais alto do pódio: o brasileiro Felipe Nunes.

Vencedor da prova de street adaptado na sexta-feira, com 95,66 pontos, o paranaense Felipe Nunes de 21 anos, continua a comprovar porque faturou o prêmio de "skatista do ano", da Confederação Brasileira de Skate no ano passado.

Não bastasse essa premiação, ele venceu também na tarde deste sábado, a prova de park com a incrível nota de 96,66 pontos ao realizar uma manobra muito arriscada, ao dropar do alto de um caixote de acrílico de cerca de dois metros direto na parede de transição da pista com um fingerflp (fazendo o skate girar com as mãos).

Lembrando que Felipe é biamputado e não tem as duas pernas desde os nove anos de idade, e atualmente é o maior nome do paraskate mundial.

No ano passado, Felipe também foi o campeão nas duas categorias.

O paulistano Vinicius Sardi também andou muito bem, tanto que ficou em quinto lugar no street, e em segundo no park, fazendo uma incrível dobradinha do Brasil.

Em Atibaia, Raícca é campeã do Vert Battle. Finais masculinas ocorrem este domingo

Raicca Ventura - Eduardo Braz/ Divulgação - Eduardo Braz/ Divulgação
A campeã do Vert Battle de Atibaia, a paulsta Raicca Ventura
Imagem: Eduardo Braz/ Divulgação

Em Atibaia, o final de semana é do skate vertical com a realização do Vert Battle, que conheceu neste sábado os vencedores das categorias Open Feminino e Amador Masculino.

O destaque ficou com a paulistana Raícca Ventura, de 15 anos, que desembarcou nesta sexta-feira em São Paulo, vinda da Califórnia (EUA), onde passou por treinamentos, e faturou sem dificuldades o primeiro lugar, a frente de Helena Laurino e Manu Timitaki.

Raícca é o mais novo fenômeno do skate vertical nacional, e este ano venceu todas as competições que participou no Brasil, como as duas etapas do STU e do Vert Battle, e se ficar em sétimo na etapa de Recife do STU será campeã do circuito.

No Amador masculino, Pietro Nunes foi o vencedor seguido por Dan Sabino e Diego Mitsuo.

Entre os profissionais, o destaque ficou com Augusto Akio, o Japinha, que conseguiu com uma nota 80,83 superar o fenômeno de 13 anos de idade, Gui Khury, 80,33, que acertou até um 720, e terá sua chance de subir em primeiro neste domingo, se também passar pelo "dono da casa" o paulista Rony Gomes, e o catarinense Pedro Barros.

As finais rolam ao vivo pela TV Globo a partir das 10h.