Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Rayssa Leal e Gui Khury entram com chances de ouro no X-Games da Califórnia

O skatista prodígio Gui Khury uma das revelações do skate brasileiro - Julio Detefon/ CBSK
O skatista prodígio Gui Khury uma das revelações do skate brasileiro Imagem: Julio Detefon/ CBSK

Colunista do UOL

20/07/2022 11h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O principal festival de esportes radicais do planeta, o X-Games, está de volta à Califórnia a partir desta quarta-feira (20/07) em sua 34ª edição de verão, com foco em skate, BMX e moto X, e com a possibilidade da conquista de uma nova medalha de ouro no skate para Rayssa Leal e também para Gui Khury.

Ao todo serão cinco dias de evento, com três modalidades em disputa, e 16 categorias em três localidades no sul da Califórnia - que não terão público presencial nas arenas de competição (apenas TV e streaming).

As provas de Mega Park e vertical tanto para skate como para BMX serão realizadas no Sloan Yard.

As competições de Moto-X, e BMX Dirt acontecem em Slayground, em Encinitas, e as provas de bmx, street e park irão rolar na California Training Facility (CATF), espaço onde os brasileiros fizeram sua preparação pré-olímpica.

Das três modalidades, o Brasil entra apenas no skate, que terá 9 países participantes - Estados Unidos, Japão, Austrália, França, Canadá, Finlândia, Inglaterra e Holanda.

Serão disputadas provas de street (masculino e feminino), best trick, real street best trick, vertical, best trick de vertical e park.

Dos 56 skatistas convocados, o Brasil é a terceira maior potência com 9 convidados, e fica atrás apenas dos EUA com 25 integrantes e Japão com 11 na lista.

Fazem parte da delegação brasileira nos Jogos, nomes de peso como Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Kelvin Hoefler, Carlos Ribeiro, Rony Gomes, Ítalo Penarrubia, Luiz Francisco, Felipe Nunes, Gui Khury e Letícia Bufoni.

Rayssa Leal é o grande destaque da competição depois de uma vitória surpreendente domingo na Street League na última manobra, e também venceu o X-Games, realizado em abril em Chiba, no Japão.

Embalada pela excelente performance, Rayssa terá pela frente a garra de suas grandes rivais as japonesas Yumeka Oda (que ficou em segundo na SLS), a campeã olímpica Momiji Nishiya, a medalhista de bronze Funa Nakayama e a campeã do SLS Aori Nishimura, isso sem falar na jovem australiana Chloe Covell, e a americana Poe Pinson.

Leticia Bufoni que estava ausente das competições por outros compromissos contratuais estará de volta as pistas, junto de Pamela Rosa, enquanto Kelvin Hoefler irá representar o Brasil tanto no street, quanto em uma nova prova - a Real street best trick, competição ao vivo de vídeo de street skate em "jam session", com duração de 30 minutos.

Outro destaque é o jovem Gui Khury, de 13 anos, que entrou para a história dos Jogos (e do Guinness Book) depois de realizar pela primeira vez um giro de 1080 graus. No X-Games de Chiba ele ficou com a prata no best trick e o bronze no vertical.

O paraskatista brasileiro Felipe Nunes será o nosso único representante no Best Trick de street para disputar uma medalha contra os americanos Jamie Foy e Nyjah Huston.

Raphae Ueda, filho do legendário skatista brasileiro Lincoln Ueda, irá participar mas representando os EUA, seu país de nascimento.

Neste sábado rola park feminino, e street masculino, e no domingo street feminino, e park masculino.

As transmissões do skate ocorrem nesta quarta-feira (20), sábado (23) e domingo (24), pelos canais ESPN e Starplus e também pelo Youtube, com narração de Flávio Ascânio e Luciano KDra.

X-Games surgiu com outro nome em 1995 e contou com 198 mil pessoas de público

A "Olimpíada dos Esportes Radicais", como era chamado o Extreme Games em sua primeira edição de 1995 em Rhode Island, Costa Leste americana, conseguiu uma façanha improvável para os dias de hoje, ao reunir em uma semana de evento cerca de 198 mil espectadores presenciais.

Pioneiro, o Extreme Games estreou com 27 eventos em nove modalidades: Bungy Jumping, Desafio Ecológico, Patinação Agressive Inline, Skate, Skysurf, Escalada Esportiva, Street Luge, Bike e Esportes Aquáticos.

Mas o nome oficial de batismo durou apenas um ano, quando em 1996 foi modificado para X-Games para facilitar a leitura e por questões publicitárias.

O X-Games também veio para o Brasil, em um torneio global em Foz do Iguaçu, além de provas regionais.

Em 27 anos de existência, o X-Games registrou alguns marcos históricos como a realização do primeiro giro completo de 900 graus pelo skatista Tony Hawk em uma competição de vertical, o primeiro "double backflip" de moto-X, do piloto Travis Pastrana, e o primeiro "triple cork 1440", de Mark McMorris em uma competição de snowboard slopestyle, na sua versão de inverno (que teve outras 31 edições desde 1997).

Além de esportes, desde o início o X-Games aposta na música como complemento deste estilo de vida, e já se apresentaram nos palcos do X-Games bandas como Metallica, Kanye West e Tiesto entre muitos outros artistas.