Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Rayssa Leal vence disputa com japonesas na Street League na última manobra

Rayssa Leal recebe troféu da Street League Skateboarding em Jacksonville, EUA - Divulgação/SLS
Rayssa Leal recebe troféu da Street League Skateboarding em Jacksonville, EUA Imagem: Divulgação/SLS

Colunista do UOL

17/07/2022 14h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A estrela da "Fadinha" voltou a brilhar neste domingo (17) e coroou a performance da skatista brasileira Rayssa Leal, de 14 anos, com a vitória na Street League, na etapa de Jacksonville, na Flórida (EUA), mas levantou polêmica com uma punição inédita para a brasileira Pâmela Rosa, que ficou com o terceiro lugar.

"Quero agradecer meus pais, e meu irmão Arthur, estou com muita saudade dele, e este prêmio é para ele", declarou a campeã ao final da etapa em português para a repórter americana.

Sempre sorridente, Rayssa conseguiu - como de costume, o improvável, ao acertar na manobra derradeira, última da tarde, um heel flip rock slide e conseguiu justamente a nota 7,6, que precisava para vencer a japonesa Yumeka Oda.

Oda, inclusive fez uma marca muito importante ao conseguir a maior nota da história da Street League na categoria feminina ao acertar um flip feeble de front que lhe valeu um, 9,4, nota inédita entre as mulheres, mas não foi o suficiente para superar Rayssa.

A campeã olímpica Momiji Nishiya ficou com o quarto posto, e Gabriela Mazetto com o sétimo lugar.

Pâmela Rosa sofre punição inédita e contesta a validade

A grande polêmica, entretanto, foi uma punição - também inédita - para a brasileira Pamela Rosa logo na primeira manobra efetuada - um ollie board de front perfeito - que merecia uma nota acima de 8.0, mas que levou um zero.

Isto porque de acordo com os organizadores, pela novas regras da Street League, o skatista não pode repetir a mesma manobra no mesmo local onde iniciou a fase anterior (de linhas).

Pâmela contestou e disse que havia feito um feeble grind na fase anterior, mas não convenceu os jurados, que foram amplamente vaiados pelo público com essa atitude inesperada.

A punição abalou claramente Pâmela, que errou a manobra seguinte, mas conseguiu um nota 6.0 na sequência com um Smith Grind de back, suficiente para a colocar entre as quatro finalistas da Super Final, com Rayssa Leal, Yumeka Oda e Momiji Nishyia.

Depois dessa vitória Rayssa larga na frente pela corrida do título da Super Crown, que será disputada dias 5 e 6 de novembro na Arena Rio 1, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Mas antes ela terá de mostrar serviço nas etapas americanas que antecedem a grande final, com eventos nos dias 13 e 14 de agosto em Seattle e 8 e 9 de outubro em Las Vegas.

Da Flórida, Rayssa irá continuar por enquanto nos Estados Unidos onde na semana que vem compete no X-Games de Los Angeles, e na seguinte no Dew Tour em Iowa.

Confira a classificação final feminina da etapa de Jacksonville, da Street League:

1 - Rayssa Leal (BRA)

2 - Yumeka Oda (JPN)

3 - Pamela Rosa (BRA)

4 - Momiky Nishiya (JPN)

5 - Roos Zwetsloot (HOL)

6 - Poe Pinson (EUA)

7 - Gabriela Mazetto (BRA)

8 - Aori Nishimura (JPN)

No masculino, Yuto Horigome leva a melhor em dia de chuva de notas acima de 9 pontos

Em uma competição emocionante recheada de notas acima de 9 pontos (9 Club), o skatista japonês Yuto Horigome conseguiu superar a todos com uma performance incrível e se sagrou campeão da etapa da Street League neste domingo, em Jacksonville, na Florida, finalizando com 27,8 pontos.

A principal façanha de Yuto foi superar justamente seu compatriota Sora Shirai, que teve uma participação impecável na fase final com notas 9.1 e 9.2 e entrou na fase de manobras com um 9,6 (maior nota da competição) - um caballerial switch stance tail slide backside - e uma nota 9,0, antes de tentar arriscar manobras ainda mais complexas mas caiu nas duas tentativas, e chegou a marca de 27,8 pontos.

Yuto se aproveitou desse momento e cravou uma nota 9.5, que conseguiu vencer Shirai e atingiu 28,1 pontos de um total possível de 30 pontos.

Os quatros primeiros colocados foram então para a Super Final, mas com dois erros consecutivos de Shirai nesta fase, garantiu a Horigome a conquistar do título, um dos mais disputados dos últimos tempos.

O português Gustavo Ribeiro surpreendeu e ficou em terceiro, com o francês Vincent Milou em quarto, e o americano Nyjah Huston em quinto.

O brasileiro Felipe Gustavo terminou na oitava posição.

A pontuação final foi a seguinte: