Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Japão domina o pódio da SLS e skatista Sora Shirai leva nota 9,8 na final

O skatista japones de street Sora Shirai que conseguiu uma nota 9,8 na Street League - Reprodução Instagram
O skatista japones de street Sora Shirai que conseguiu uma nota 9,8 na Street League Imagem: Reprodução Instagram

Colunista do UOL

06/06/2022 21h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O skatista japonês Sora Shirai surpreendeu a todos neste domingo, em Los Angeles, na Califórnia (EUA), ao vencer as Classificatórias da Turnê da Street League, depois de acertar uma manobra de altíssimo grau de dificuldade, o Caballerial Sugarcane.

Tamanha facilidade na realização de uma manobra tão difícil, foi recompensada com a maior nota da competição, um 9,8, entrando com mérito para o 9 Club, ao mesmo tempo em que todas suas notas válidas foram na casa dos 9 pontos, sendo um 9,5, um 9,1, o incrível 9,8, e um 9,3 para finalizar.

Das cinco notas apresentadas, Sora apenas não obteve um nove na quarta tentativa, onde houve uma queda, e não pontuou, sendo que o skatista de 20 anos de Kanagawa, no Japão, totalizou 27,7 pontos, e garantiu sua vaga para as demais etapas da Street League (SLS).

A energia e competência com que Sora chegou na fase das manobras, já foi notada desde o início da série com um arrebatador Cab Back Tail Bigspin, que lhe rendeu uma nota 9,5 logo na primeira tentativa.

Uma publicação compartilhada por Street League Skateboarding (@sls)

Sora faz parte da nova geração do skate japonês, que ficou com três das quatro classificações principais da competição, com Yukito Aoki (18 anos) com o segundo lugar e 26,7 pontos, e Keyaki Ike (21 anos) na terceira posição com 25,8 pontos. O americano Maurio Mc Coy (26 anos) fechou em quarto lugar com 25,01.

A delegação japonesa ainda apresentou outro fenômeno, o jovem Daiki Ikeda, de apenas 15 anos, que surpreendeu a todos na fase eliminatória e terminou em primeiro lugar na fase de linha, e fechou de uma forma perfeita, sem errar nenhuma manobra sequer, mas na fase seguinte - das manobras - a história se inverteu e ele não acertou nada em todas as quatro tentativas.

O Caballerial - manobra que fez a diferença na competição - foi inventada pelo skatista americano Steve Caballero na década de 80, que consiste em um ollie air de 360 graus, que para dificultar ainda mais terminou em Sugarcane, uma deslizada a mais com o shape de 180 graus de costas para o corrimão, com finalização perfeita de Sora Shirai.

Pela perfeição na realização de manobra de alto grau de dificuldade, veio a nota que definiu a classificação final.

O evento realizado na pista da Primitive, do skatista lendário Paul Rodrigues, contou com a presença ao vivo na plateia de brasileiros bem conhecidos por suas atuações internacionais como o medalhista de prata Kelvin Hoefler, que estava ao lado da bicampeã da Street League Pamela Rosa, e os compatriotas Felipe Gustavo e Carlos Ribeiro.

A próxima etapa - inicial - da Street League rola dias 16 e 17 de Julho, em Jacksonville, na Flórida, e terá ainda uma etapa em Seattle em agosto, e uma em Las Vegas em outubro, todas nos Estados Unidos.

A etapa final do torneio, porém, o Super Crown será realizado no Brasil, dias 5 e 6 de novembro, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, duas semanas após os Mundiais de Park e Street, que também irão rolar no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca.