Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bob Burnquist abre em Niterói festival de esportes ao ar livre de 26 dias

O campeão de skate Bob Burnquist testa pistas em Niterói para o Itacoatiara Pro - Miguel Sarcinelli/Divulgação
O campeão de skate Bob Burnquist testa pistas em Niterói para o Itacoatiara Pro Imagem: Miguel Sarcinelli/Divulgação

Colunista do UOL

31/05/2022 21h32

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O skate vai literalmente invadir a praia de Itacoatiara, em Niterói, a partir desta quarta-feira, dia 1 de junho, com o Itacoatiara Pro 2022, evento poliesportivo radical que irá até o dia 26 de junho com competições nacionais e internacionais de bodyboard, surf, mountain bike downhill, vela, parapente, shows musicais e clínicas de skate.

O skatista Bob Burnquist, maior recordista de medalhas do X-Games, 10 vezes campeão mundial e recordista de vitórias da Mega Rampa irá abrir o evento nesta quinta-feira (dia 2 de junho), ao lado de autoridades, para anunciar um projeto social de curadoria de construção de uma pista de skate no Parque Esportivo do Caramujo, em parceria com a prefeitura local.

O ponto alto do evento estará no mar, com a realização do Campeonato Mundial de Bodyboard, o IBC Itacoatiara Pro World Contest, de 6 a 16 de junho, válido pela quarta etapa do circuito da International Bodyboarding Corporation, cujo World Tour irá distribuir R$ 150 mil reais em prêmios.

Já o Itacoatiara Pro Surf será realizado de 17 a 22 de junho, e a prova de Mountain Bike Downhill irá ocorrer nos dias 11 e 12 de junho, no Parque da Cidade, local que também irá sediar o Itacoatiara Pro de Parapente com decolagens de frente para a Baia da Guanabara.

Entre os dias 5 e 8 de junho, quando se comemora o Dia Mundial dos Oceanos, ocorrerão provas de vela, com uma regata e provas de VAA (canoa havaiana).

O prefeito de Niterói, o ambientalista e velejador Axel Grael, é irmão dos campeões olímpicos Torben e Lars Grael e grande incentivador destas modalidades aquáticas. Ele estará na abertura do evento junto com Bob Burnquist, e afirmou que: "Eventos como este promovem a prática esportiva, reforçam as questões ambiental e cultural e ajudam a fomentar o setor de turismo e a economia do município".

Skate, graffiti e 22 bandas completam a programação do festival

O skate, a música e a cultura de rua complementam o Itacoatiara Pro 22, com shows de Nando Reis e Sebastião, Marcelo D2, Vitor Kley, Dj Marlboro, Supla e dezenas de outras atrações durante os finais de semana.

O grafiteiro Binho Ribeiro, curador da Mostra Graffiti Fine Art, que esteve recentemente se apresentando em Berlim, na Alemanha, será o responsável pela mostra de Graffiti levando workshops de street art para a praia, em clima de "beach art".

Bob Burnquist, por sua vez, visitou as três principais pistas de skate da cidade no início do ano: São Francisco, Horto do Fonseca e do Morro do Caramujo, antes de anunciar o projeto de um novo equipamento para o local.

"Vamos trazer a experiência do Instituto Skate Cuida na realização de aulas teóricas e práticas no esporte, promoção de oficinas de aprendizado com temas que passam pela arte, educação, sustentabilidade e cidadania", afirmou Bob.

Além do ídolo do skate, campeões de bodyboard como o big rider local de Itacoatiara Dudu Pedra, a capixaba Neymara Carvalho, o baiano Uri Valadão, o sul-africano, Iain Campbel, e feras do surfe de ondas gigantes como Gabriel Sampaio e Kalani Lattanzi também vão ministrar aulas de iniciação esportiva nas modalidades nos intervalos entre as provas, em dias de mar baixo.

A programação completa pode ser conferida aqui.