Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Rayssa e Pâmela fazem tira-teima no Brasileiro de skate em Criciúma

A skatista medalhista olímpica e campeã brasileira Rayssa Leal é presença confirmada na etapa de Criciúma - Julio Detefon/ CBSK
A skatista medalhista olímpica e campeã brasileira Rayssa Leal é presença confirmada na etapa de Criciúma Imagem: Julio Detefon/ CBSK

Colunista do UOL

10/01/2022 18h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ano mal começou, mas a temporada 2022 do skate nacional já tem data para voltar às pistas e as competições: será a partir desta quinta-feira (13), com o STU National, etapa de abertura do Circuito Brasileiro de Skate que será sediado na cidade de Criciúma, em Santa Catarina.

O campeonato irá rolar no Parque Municipal Altair Guidi, uma das pistas mais modernas do Brasil, e irá acolher os principais nomes do skate nacional em duas semanas de evento. O primeiro final de semana é voltado para o street e a semana seguinte, para o park.

As principais estrelas olímpicas do skate nacional confirmaram presença. Isso inclui a maranhense Rayssa Leal, a paulista Pâmela Rosa, o catarinense Pedro Barros, os paulistanos Pedro Quintas, Luiz Francisco e Dora Varella, e as catarinenses Isadora Pacheco e Yndiara Asp.

O skatista medalhista Pedro Barros - Julio Detefon/CBSK - Julio Detefon/CBSK
O skatista medalhista olímpico Pedro Barros é um dos destaques confirmados no campeonato de Criciúma
Imagem: Julio Detefon/CBSK

Também completam a lista de confirmados, o campeão sul-americano júnior e vice-campeão mundial da Super Coroa da Street League Lucas Rabello e o novo prodígio do skate vertical, o paranaense Gui Khury, de apenas 13 anos. Gui quebrou o recorde de giros consecutivos em um half pipe com um aerial 1080 graus durante o X Games.

Além da medalha de ouro na prova, Gui faturou três títulos no Guiness Book, o Livro dos Recordes, por ter sido o mais jovem a conquistar uma medalha de ouro nesse campeonato, ser o primeiro a bater essa quantidade de giros consecutivos no vertical e por ser o mais jovem competidor desta competição.

A skatista da seleção brasileira Dora Varella - Julio Detefon/CBSK - Julio Detefon/CBSK
A skatista da seleção brasileira Dora Varella em backside air
Imagem: Julio Detefon/CBSK

Pâmela e Rayssa devem travar uma disputa à parte, uma vez que as duas skatistas vêm de vitórias em duas importantes competições no final do ano.

Pâmela foi bicampeã mundial ao erguer o troféu da Super Coroa em Jacksonville, na Flórida, ao vencer Rayssa Leal, que ficou em segundo, depois de ter vencido as duas provas anteriores.

Em dezembro, foi a vez de Rayssa Leal virar o jogo, ao vencer o Oi STU Open, na Praça Duó no Rio de Janeiro e se sagrar campeã brasileira de street skate à frente, justamente, de Pâmela Rosa. Agora será o tira-teima entre as duas.

São Paulo terá etapa do universitário no fim de semana e Rio vem com o Bonde Duó

Neste final de semana, a pista de skate do Corinthians —na Rua São Jorge, 777, no Parque São Jorge—, vai receber a segunda etapa do Circuito Universitário de Skate, que irá decidir os vencedores dos rankings de cada modalidade do torneio.

Na primeira etapa, Thais Gazarra, Nicolau Trimano e Carina Almeida saíram na frente e são favoritos para levar o crédito estudantil destinado aos vencedores da prova.

Na semana seguinte, de 21 a 23 de janeiro, será a vez do Bonde Duó desembarcar na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com uma grande confraternização em busca da definição do Ranking Brasileiro de Skate Old School 2021, nas categorias, Master, Grand Master , Grand Legend e Vintage (skatistas nascidos em 1967 ou anos anteriores).

E no final do mês, nos Estados Unidos tem Red Bull Drop in Tour com Jamie Foye, em Miami, abrindo oficialmente a temporada americana.

A principal competição do street mundial, a Street League ainda não divulgou o calendário de 2022, e a World Skate, órgão regulador do skate olímpico, deve realizar seus eventos apenas no segundo semestre.