Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Seis games para quem gosta de andar de skate sentado no sofá

Lizzie Armanto em Tony Hawk"s Pro Skater 1 + 2 - Divulgação
Lizzie Armanto em Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2 Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

07/01/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Janeiro, mês de férias escolares, Verão, temporada de chuvas e nada melhor do que andar de skate sentado no sofá, se você gosta de praticar sua modalidade preferida sem precisar se arriscar.

Por isso separamos alguns jogos que valem a pena conhecer para você mostrar suas habilidades no skate, mesmo que de forma virtual.

Skater XL - PC/Xbox One/PS4/Switch

Skater XL é um simulador de skate que oferece total liberdade de expressão. Isso que significa que mesmo as manobras mais básicas precisam de algum esforço, pois não existem manobras programadas, o que depende do praticante (como na vida real).

É uma grande evolução dos jogos de skate. Cada um dos seus polegares controla um pé e conforme você os mover, o skate responde automaticamente, e de forma independente, isso sem falar em gráficos em HD que lembram a realidade.

Ande de skate em famosos picos de skate como Staples Center, em Los Angeles, Big Ramps, Easy Day High School, e dê um rolê com grandes profissionais da atualidade como Tiago Lemos, Tom Asta, Evan Smith e Brandon Westgate, ou, se preferir, crie e customize o seu skatista dos sonhos.

PC/Xbox One/PS4/Nintendo Switch/Steam

Olli Olli World

Este é um novo e ousado jogo de skate estilo plataforma. Aqui você faz manobras em Radlândia, encontra personagens interessantes e descobre deuses místicos do skate em sua missão no Gnarvana.

Domine a arte de andar de skate em fases exclusivas no modo sandbox ou desafie rivais mundo a fora em ligas com um sistema com mais de 100 manobras para dominar e conquistar uma pontuação mais alta.

Steam/Xbox One/ Xbox Series XLS/PS4/PS5/Nintendo Switch

Mike V: Skateboard Party

Inspirado no lendário skatista Mike Vallely, vocalista da banda Black Flag, o jogo oferece desafios virtuais e traz excelentes recursos para quem gosta da modalidade.

Mike V é um jogo mais realista, em que é possível escolher entre oito personagens que podem ser customizados (com roupas, skates e acessórios) e passar por diferentes cenários, realizar 40 manobras exclusivas além de outras combinadas, com controles fluídos e gráficos em alta definição.

Ainda tem modos de treino, carreira e multiplayer e também é possível compartilhar os seus resultados no Facebook e Twitter.

Android, IOS, Windows Phone e Mac

Mike : Skateboard Party Game - Reprodução - Reprodução
Mike V: Skateboard Party the game
Imagem: Reprodução

Epic Skater2

Este é um jogo arcade de plataforma em que jogadores têm de andar de skate por uma cidade incrível, a Epicwood, ao mesmo temo que realizam manobras e saltos.

Você pode "dropar" dos telhados para uma sessão no half pipe, ou circular até o metrô e detonar suas manobras pelo caminho. É possível também grandes combinações de equipamentos com pacotes de atualização pelo caminho, com o Create-A-Skater.

Em sua segunda versão, Epic Skater foi totalmente reconstruído a partir do zero e está pronto para ser desbloqueado e atualizar todas suas manobras para conquistar novos combos e moedas virtuais que podem ser usadas para comprar roupas, customizar a aparência do seu avatar ou comprar novos movimentos para seu desempenho, de uma forma bem lúdica.

Android, IOS, Steam

True Skate

Este é um jogo para celulares que simula a Street League Skateboarding e outros picos.

Para quem já teve a oportunidade de praticar Fingerboard (skate de dedo), o True Skate oferece uma experiência sem igual.

Basta colocar os dedos indicadores na tela e andar com seu skate, fazendo diferentes tipos de manobras com uma grande variação de câmeras, com a finalidade de acumular o maior número de pontos possível.

Tem também o "Livro de Tricks", que contém uma listagem de manobras para serem executadas como Double Kickflips, Heelflip, Shove it, Inward Heelflip, e muitas outras, e você pode ainda personalizar seu skate e acessórios.

Android/IOS

Tony Hawk's Pro Skater 1+ 2

Este é o queridinho dos jogos de skate, inclusive no Brasil, depois que foi adicionada a canção "Confisco", da banda Charlie Brown Jr, em sua trilha sonora.

Tony Hawks's Pro Skater 1+ 2 é uma compilação dos dois primeiros games da franquia homônima e tem uma playlist atualizada, novos atletas, e gráficos incríveis.

A missão é realizar uma série de tarefas em pistas diferentes em sessões de apenas dois minutos, onde se buscam pontuações altas, e coleta de artigos indicados no mapa que se geolocaliza em Miami, São Francisco e Nova York.

Entre os 21 skatistas escolhidos no elenco de THPS 1+ 2, tem os brasileiros Bob Burnquist e Leticia Bufoni, e americanos como Erik Koston e Nyjah Huston, entre outros, onde cada um tem seus próprios estilos e habilidades, e ainda o jogador pode gastar o dinheiro ganho nas missões para comprar na loja de roupas.

Ainda é possível criar sua própria pista, ou montar seu próprio skatista, e enfrentar jogadores do mundo inteiro no formato multiplayer.

Windows/PS4/PS5/Xbox One/Xbox Series XS/Nintendo Switch