Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Skate terá vivência em construção de pistas no final de semana

Construção de pistas de skate - Divulgação
Construção de pistas de skate Imagem: Divulgação

02/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quem anda de skate sempre imaginou andar na pista dos sonhos, e neste final de semana, na Arena Radical, na Vila Olímpia, será possível "colocar as mãos na massa", literalmente, ao participar da Vivência em Construção de Pistas, Edição Especial.

Em um formato inovador, o arquiteto urbanista George Rotatori convidou dois nomes importantes na construção de pistas: Fabrício Botelho Coelho, conhecido como Fuska, expert em pistas de madeira, e Blue Herbert, atleta profissional de BMX e especialista em construção de pumptracks para auxiliar nesse projeto de muitas mãos.

A proposta da Vivência é a difusão de técnicas construtivas para reconhecer o surgimento de problemas desde o planejamento, projeto e execução, antecipando as ações para impedir que ocorram erros na finalização do projeto.

"Dentro do escopo da vivência de dois dias são observados pequenos detalhes imperceptíveis no olhar geral, mas que são sentidos na hora de andar —desde a escolha dos materiais corretos, as misturas e traços e a definição de equipamentos a serem utilizados para um acabamento impecável", comenta Jorginho.

Vivência em construção de pistas na Arena Radical - Divulgação - Divulgação
Vivência em construção de pistas de skate
Imagem: Divulgação

Com 57 anos de idade, Jorginho, que é proprietário da Rotatori Montagens desde 1992, é um arquiteto urbanista formado na Faculdade de Belas Artes, mas que durante os anos 80 foi um melhores skatistas de vertical do Brasil. Ele fez parte de equipes como H.Prol e Ron Jon ao lado de skatistas como Daniel Bourqui, Edsinho, Foha e Folhinha entre outras.

Jorginho foi um dos responsáveis pela primeira grande reforma da pista de São Bernardo do Campo em 2006, criando o street park, o half-pipe e o full pipe (um túnel em curva), todos em utilização até hoje.

Para ele, os erros mais comuns em pistas mal executadas começam no projeto, e depois vai para a parte executiva —com pessoas sem conhecimento técnico que se aventuram em fazer algo que não sabem, com resultados lamentáveis.

Segundo Jorginho, as melhores pistas do Brasil são a de Ribeirão Preto, assinada por Bob Burnquist, a do Guaíba, em Porto Alegre, e em São Paulo a Chácara do Jóquei e a pista da Vans no Parque Villa Lobos.

Fora do Brasil, ele considera que os Estados Unidos estão muito à frente, mas também lembra de pistas na Europa, França e até em Lisboa, que deve sediar um evento mundial em duas semanas.

Jorginho lembra que pistas podem ser áreas de street, snake run, pump tracks, mini ramps, megarrampa, banks, half pipes, full pipe e até os temíveis bowls clássicos que assustam pela altura de suas paredes e pelos riscos que oferecem.

Vivência terá aulas práticas, teóricas e pode ser acessada online

A Vivência em construção de pistas será realizada nesse final de semana, dias 4 e 5 de dezembro, na Arena Radical, que fica na Praça Augusto Rademarker Grunewald, 37, na Vila Olímpia, das 8h às 18h.

Não precisa ser arquiteto nem engenheiro para participar da Vivência, que ainda oferece certificado de participação. O workshop será dividido em aulas teóricas no sábado e atividades práticas no domingo.

Entre os conhecimentos teóricos a serem transmitidos estão planejamento e design, implantação, drenagem, definição de borda, armadura, ferramentas, acabamento, dimensionamento da equipe, bioconstrução e apresentação de projetos.

Vivência onstrução de pistas de skate - Divulgação - Divulgação
Vivência em construção de pistas de skate na Arena Radical
Imagem: Divulgação

No domingo, se inicia a concretagem, nivelamento, alisamento, revestimento e finalização, tudo com transmissão ao vivo.

O valor para participação na Vivência ao vivo com aulas teóricas e práticas é de R$ 750, e no caso de participação online o valor é de R$ 200. As inscrições se encerram nesta sexta-feira, e as informações podem ser feitas por telefone (11) 98887-4864 ou (11) 99175-4191.