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Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

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Rayssa Leal patrocinada por joalheria: "skate gourmet" já vale mais que SUV

Rayssa Leal posa descontraída para coleção de joias - Reprodução Instagram
Rayssa Leal posa descontraída para coleção de joias Imagem: Reprodução Instagram
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Paulo Anshowinhas

Paulo Anshowinhas é skatista pioneiro, jornalista, radialista e comunicador. Foi juiz do Mundial de skate da Alemanha, chefe da delegação no Mundial do Canadá, comentarista do X Games e fundador da revista Yeah! Skate is my life.

Colunista do UOL

23/09/2021 04h00

"Sonhar te faz gigante". A frase combina muito com Rayssa Leal, a fadinha do skate, por todas suas vitórias recentes e marcantes. A famosa joalheria HStern transformou a frase em uma coleção de joias e convidou a própria Rayssa para representar a nova campanha da grife.

"Os sonhos e a alegria das grandes conquistas unem a trajetória de uma pequena estrela do esporte ao universo encantado das joias", disse comunicado na conta do Instagram da requintada joalheria. "A jovem atleta empresta seu sorriso contagiante e seu famoso talento para a nova campanha MyCollection, coleção de joias leves e descoladas para meninas que merecem tanto."

A coleção apresenta pulseiras de ouro 18 quilates, anéis de ouro amarelo e ouro branco ou de ouro rosé com diamantes, charm de prata e ouro amarelo, mas a principal joia (mas não a mais cara —custa cerca de R$ 510) é justamente um pingente em forma de par de asas prateadas com brilhantes e um coração ao centro.

Uma representação simbólica da própria história de Rayssa e suas conquistas no skate e na vida. Como contrapartida pelo uso da imagem da nossa medalhista de prata nas Olimpíadas de Tóquio, a HStern anunciou que irá apoiar a jovem skatista de street no projeto "Road to Paris 2024", durante toda sua preparação para os próximos Jogos Olímpicos na França.

A marca se comprometeu também a direcionar apoio financeiro a projetos de uma ONG da região Nordeste indicada por Rayssa. Essa organização irá receber parte da venda do pingente da Fadinha, beneficiando jovens carentes e incentivando novos talentos.

Marcas de luxo miram no skate

Não é de hoje que as maiores marcas de luxo do planeta tentam se associar ao carisma, estilo e sentimento de liberdade do skate. Na semana passada, o skatista americano Nyjah Houston, grande ídolo do street skate mundial, desfilou nas passarelas do Met Gala, um dos mais importantes eventos de moda do mundo, com brincos de brilhantes, pulseiras e colares valiosos.

Esse "momento ostentação" que o skate atravessa inclui carros de luxo, viagens em iates e grandes mansões —como demonstrado recentemente também pela skatista brasileira Leticia Bufoni com sua nova McLaren amarela. É um outro patamar que chama a atenção de marcas, principalmente aquelas que transitam no mercado de alto luxo.

Skatista Letícia Bufoni e seu McLaren 720S - Reprodução - Reprodução
Skatista Letícia Bufoni e seu McLaren 720S
Imagem: Reprodução

A Louis Vuitton, por exemplo, oferece um produto em seu site com a seguinte descrição: "Este skate revela o espírito inovador da marca e ressalta sua maestria artesanal. O padrão aquarelado com cores vibrantes que decora a prancha é destaque nas coleções da temporada Summer 2021". Preço do skate: R$ 13.500 no site da marca no Brasil.

Quem não veio preparado pro "rolê" pode adquirir um chaveirinho de skate e charm de bolsa com a inscrição LV por cerca de... R$ 2.800. Se você pensar no preço do skate em tamanho real, quase uma pechincha...

Marcas de luxo miram no skate

A casa Hermés também têm soluções criativas. Lançou nos últimos dias sua skateboard bag, uma bolsa de couro cuja parte inferior é feita com um shape de skate de cerca de 45 cm. Preço da bolsa: US$ 3.600 (cerca de R$ 19.800 na cotação atual). Muito mais "barato" do que o skate cruiser da mesma marca, encontrado por cerca de US$ 6.800 (R$ 37.400).

Até a grife Valentino entrou nessa onda. Tem uma bolsa para carregar skates, a Camoushoufler Holder, à venda por US$ 1.450 (algo em torno de R$ 7.975).

Se você acha esses valores altos, é bom lembrar que, em 2019, a poderosa grife Chanel apostou na linha SS19. Eram pranchas de surfe e um skate cruiser de passeio, pintado de preto com o logo da marca no centro. Atualmente, o mesmo skate pode ser adquirido por US$ 20.000 (R$ 110.000) na loja Vintage by Misty, no Arizona. Sim, você leu direito. Um skate pelo preço de um SUV zero km.

Já um shape da Burberry, marca de luxo inglesa, pode ser encontrado no site da Ebay por cerca de R$ 6.200. O Addict Pill Decké tábua de madeira com design "old school". A Dior também produziu shapes. Um linha toda deles, que podem ser encontrados na internet por cerca de R$ 13.300. O conjunto tem três madeiras. Os dois números, da Dior e da Burberry, são absurdos se pensarmos que um shape importado não chega a custar mais que R$ 500 a unidade por aqui.

Até mesmo os perfumes começaram a encarar os skatistas como clientes alvo para artigos de luxo. Nesse ano, a conceituada marca Carolina Herrera lançou um produto que, segundo a grife, é uma homenagem aos "heróis despreocupados que vivem a vida ao máximo". Produziram uma campanha rodada totalmente em Nova York, local que, segundo a Casa Herrera, se transformou em uma grande pista de skate.

Para a campanha, embalada pela canção Forever Young, a grife contratou um elenco estelar para filmar as cenas de rua: os atores KJ Apa, do seriado Riverdale, a atriz Indya Moore, de Pose, e Jorge Lopez, da série Elite, entre outros. No Brasil, a marca pintou toda a pista de skate do Arpoador, no Rio de Janeiro com suas cores, e convocou outra miríade de estrelas globais como Giovanna Lancellotti, Dandara Mariana, Rodrigo Simas, o rapper L7, o surfista Pedro Scooby e a skatista da seleção brasileira olímpica Yndyara Asp para estrelar a campanha. Inclusive, para completar, criaram um game exclusivo para esse lançamento, para engajamento completo com os skatistas.

O perfume Carolina Herrera 212 Heroes, tem o diferencial de ser um frasco exclusivo em forma de skate com design exclusivo em vidro e cromo, que pode encantar olhares e olfatos de qualquer um que tenha R$ 450, no bolso.

Afinal, é época de "skate gourmet" e o carrinho saiu do lixo para ocupar seu lugar nas prateleiras de luxo. Estar bem perfumado e com chape e mochila grifado parece ser indispensável nesse imenso negócio.