Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Paris-2024 escolhe só um brasileiro entre as 100 estrelas dos Jogos

Um livro oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, com o título "As 100 estrelas dos Jogos Paris-2024", escolheu somente um brasileiro para a lista, que envolve atletas tanto olímpicos quanto paralímpicos.

Nem Gabriel Medina, nem Rayssa Leal, Alison 'Piu' dos Santos, Carolina Santiago ou mesmo Rebeca Andrade foram lembrados. O único citado foi Jefferson Gonçaves, o Jefinho, apresentado como "o Pelé do futebol de cegos'.

O Brasil é o atual pentacampeão paralímpico na modalidade, tendo sido campeão consecutivo desde a introdução do futebol de cegos nos Jogos, em 2004. Jefinho, de 34 anos, é tetra: ganhou em Pequim-2008, Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020.

Jefinho, do futebol de cegos
Jefinho, do futebol de cegos Imagem: Reprodução/Instagram/jefinhofut5

A surpresa não é a presença dele na publicação oficial dos Jogos, mas a ausência de outros brasileiros. Na ginástica artística, por exemplo, é apresentado um perfil de Simone Biles, com justo destaque, e outro de Melaine de Jesus, uma francesa de 24 anos que nunca ganhou medalha olímpica e tem só um bronze em Campeonatos Mundiais, conquistado por equipes.

Enquanto isso, Rebeca Andrade, grande protagonista deste ciclo olímpico, quando ganhou nove medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais, ficou de fora do livro, que foi publicado em francês e escolhe um número desproporcional de franceses. No skate, por exemplo, aparece o francês Aurélian Giraud, mas não a britânica Sky Brown.

No surfe, na ausência de um protagonista francês, a só a norte-americana Carissa Moore é lembrada. Rival de Piu, o norueguês Karsten Warholm também é listado. Ele é recordista mundial e olímpico. A única sul-americana entre as 100 estrelas é Yulimar Rojas, da Venezuela. Mas ela sofreu lesão no tendão de Aquiles e não vai a Paris.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes