Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

COB exclui presidente do skate de sistema de gestão de recursos

O presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSK), Eduardo Musa - Julio Detefon/ CBSK - Divulgação
O presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSK), Eduardo Musa Imagem: Julio Detefon/ CBSK - Divulgação

Suspenso por três anos pela World Skate por ter criticado a entidade, Duda Musa, o presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), foi suspenso do sistema de gestão de recursos do COB (Comitê Olímpico do Brasil).

  • A World Skate entendeu que Duda infringiu o código de ética da entidade ao criticá-la publicamente e o puniu com uma suspensão de três anos.
  • Ao UOL, o COB sustenta que Musa foi suspenso da presidência da CBSk e, portanto, não pode exercer funções de presidente de uma entidade olímpica.
  • Vice-presidente da CBSk, Eduardo Dias segue com acesso ao sistema, segundo o COB.

A coluna entende que a decisão da World Skate envolve a relação CBSk/World Skate, não a relação entre a CBSk e o esporte brasileiro. Para o COB, "o reconhecimento recíproco de suas [das entidades internacionais que comandam as modalidades] decisões" deve acontecer "por força da unidade do Sistema Olímpico que coexiste conforme a Carta Olímpica".

Verba do COB depende de acesso ao sistema

Na semana passada, o COB divulgou quanto cada modalidade vai receber para desenvolvimento de atletas em 2023. No total, R$ 14,4 milhões serão distribuídos e todas as modalidades, com exceção do skate, receberão ao menos R$ 150 mil. Segundo o COB, a CBSk não aplicou para receber o repasse.

Ao não conseguir acesso ao sistema do COB em que são liberados recursos públicos para as confederações, Duda enviou mensagem ao grupo de presidentes, criticando a postura de Paulo Wanderley. "Lamentavelmente, onde o esporte nacional deveria encontrar guarida/proteção encontramos a validação e repetição daqueles erros que justificam a nossa apelação à Corte do Esporte na Suíça. Esperávamos suporte no nosso país, mas recebemos exatamente o contrário. A CBSk está sem poder submeter projetos importantes para o início de janeiro", escreveu.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Na versão inicial do texto, era informado que Eduardo Musa estava suspenso da participação de eventos. Na verdade, ele foi suspenso como presidente da CBSk. Com esse entendimento, foram feitas outras mudanças no texto para corrigir imprecisão de informações.
Eduardo Musa não foi bloqueado do sistema de gestão de verbas do COB, mas excluído dele.
O COB informou que o aviso sobre a suspensão de Musa foi dado pela World Skate, não pelo próprio Musa.
Segundo o COB, "o vice-presidente da entidade [CBSk] já foi convidado a se habilitar no sistema para opera-lo. O Termo de Descentralização de Recursos para o ano de 2023 foi enviado para ele por e-mail para a respectiva assinatura". Com isso, a entidade teria um caminho para submeter projetos já em janeiro, ao contrário do que foi inicialmente afirmado na reportagem.