Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Raulzinho, Caboclo e Gui Santos pedem dispensa e não jogam Copa América

Gui Santos em quadra pelo Golden State Warriors em amistosos - Reprodução/Twitter
Gui Santos em quadra pelo Golden State Warriors em amistosos Imagem: Reprodução/Twitter

12/08/2022 13h01

Três jogadores com perspectiva de jogarem a próxima temporada da NBA pediram dispensa da seleção brasileira masculina de basquete e não vão defender o Brasil na Copa América (AmeriCup), no começo do mês que vem, no Recife. Além de Gui Santos, Raulzinho e Bruno Caboclo, o jovem Tim Soares, que joga por um clube da Austrália, também pediu para não ser convocado.

O técnico Gustavo De Conti havia divulgado no começo da semana uma pré-convocação com 26 jogadores, visando a próxima janela das Eliminatórias do Mundial e a Copa América — a seleção enfrenta Porto Rico em San Juan no dia 25 e o México em Jaraguá do Sul (SC) no dia 29, enquanto a competição continental começa em 2 de setembro.

Daquela lista, quatro pediram dispensa, por motivos não informados pela CBB. Raulzinho, que já havia pedido dispensa de forma inesperado no Pré-Olímpico do ano passado, irritando o então técnico Petrovic, voltou a solicitar a não convocação. Ele tem contrato com o Cleveland Cavaliers.

Draftado pelo Golden State Warriors, Gui Santos, de 20 anos, que vinha jogando pela seleção de Gustavinho, também pediu dispensa desta vez, assim como Bruno Caboclo, que fez boa temporada pelo São Paulo e atualmente está treinando com o elenco do Boston Celtics, sem garantia de jogar a NBA. Parte do plantel do Portland Trail Blazers, Didi Louzada aceitou a convocação.

O quarto a pedir dispensa foi Tim Soares, pivô que recentemente acertou com o Sydney Kings para jogar a NBL, liga nacional da Austrália. O torneio só começa em outubro e, a Copa América, em data Fiba, não impediria sua participação no campeonato australiano. O caso chama atenção porque a irmã dele, Stephanie, tem feito grande esforço para jogar pela seleção feminina, mesmo enquanto cursa faculdade nos EUA.

O calendário da Copa América, que vai até 11 de setembro, também não bate com os jogos da pré-temporada da NBA, programada para começar em 30 de setembro. Os jogadores brasileiros, porém, perderiam etapa importante de preparação se ficassem quase um mês com a seleção.

Sem os quatro, a lista de Gustavinho tem só o ala Didi com contrato nos EUA. A convocação tem sete jogadores atuando na Europa: Yago Mateus (Ratio Ulm, da Alemanha), Marcelinho Huertas (Tenerife, da Espanha), Rafael Luz (Andorra, que joga na Espanha), Scott Machcado (Hapoel Eilat, de Israel, país que disputa competições europeias), Vitor Benite (Gran Canaria, da Espanha), Leo Meindl (Urban Transylvania, da Romênia) e Augusto Lima (Unicaja, da Espanha).

No Brasil, foram convocados quatro do Sesi/Franca - Georginho, Reynan, Lucas Maricano e Lucas Dias — e três do Flamengo — Gabriel Jaú, Rafael Mineiro, e Rafael Hettsheimeir. Márcio, do Franca, e Gui Deodato, do Flamengo, foram preteridos, depois de aparecerem na lista do começo da semana. Fecha a lista o pivô Cristiano Felício, atualmente sem clube depois de temporada na Alemanha.