Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Alison 'Piu' ganha outra e mantém temporada perfeita; Calderano é campeão

Alison Piu dos Santos na etapa da Silésia da Diamond League - Reprodução/Twitter do COB
Alison Piu dos Santos na etapa da Silésia da Diamond League Imagem: Reprodução/Twitter do COB

06/08/2022 11h30

O fim de semana começou bem para o esporte olímpico brasileiro. Alison 'Piu' dos Santos manteve a invencibilidade neste sábado (6) ao vencer os 400m com barreiras da etapa da Diamond League da Silésia, na Polônia. Ao mesmo tempo, na Tunísia, Hugo Calderano vencia a etapa de Túnis e era campeão do WTT Contender, evento de segunda grandeza do calendário internacional do tênis de mesa.

Piu, que foi campeão mundial há duas semanas nos Estados Unidos, foi o único grande nome dos 400m com barreiras a viajar até a Polônia para disputar a etapa de estreia da Diamond League na Silésia. Grande favorito, ele venceu sem grandes dificuldades, com o tempo de 47s80, mais de um segundo e meio acima da marca que fez no Mundial.

Oficialmente, a marca é novo recorde da etapa, o que é natural dado que esta é a primeira vez que o meeting está sendo disputado. Mais importante que isso é que Piu segue invicto na Diamond League em 2022. Venceu em Doha (com 47s24), Eugene (47s23), Oslo (47s26) e Estocolmo (46s80). Na temporada, venceu também as três baterias que correu no Mundial, incluindo naturalmente a final, e venceu dois eventos menores nos EUA, um nos 400m com barreiras, outro nos 400m rasos.

Piu ainda deve correr ao menos outras duas vezes na temporada. Ele está inscrito para a etapa de Bruxelas (Bélgica) e classificado para a final da Diamond League em Zurique (Suíça). O planejamento dele também inclui, de acordo com um COB, a participação em uma prova de 400m rasos na segunda-feira que vem na Hungria.

Mais ouro

Hugo Calderano fez, na Tunísia, sua melhor campanha na temporada. O brasileiro faturou o título vencendo o francês Alex Lebruin por 4 sets a 1 (11x7, 11x6, 11x7, 12x10 e 11x3), e por muito pouco não foi campeão sem perder nenhum set.

Ele, que havia passado pelas fases iniciais vencendo todos os sets, inclusive contra um chinês, teve a chance de ganhar a final também em sets diretos. Chegou ao quarto set do jogo com 3 a 0 e 10x10, mas levou dois pontos e perdeu a invencibilidade. Depois, fechou a partida com um incontestável 11x3.

Calderano é o sexto do ranking mundial, mas muito porque ele teve ótima temporada em 2021. Dos seus oito resultados que valem para o ranking, só dois são de 2022 — as quartas de final do WTT Stars Contenders de Doha (Qatar) e as oitavas de um torneio menor em Budapeste (Hungria). Agora, o título em Tunis deve entrar nesta lista.