Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Câmara cria grupo de trabalho para seguir seleção e retomar país do futebol

Tite orienta seleção brasileira durante amistoso contra a Coreia do Sul - Lucas Figueiredo/CBF
Tite orienta seleção brasileira durante amistoso contra a Coreia do Sul Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

04/08/2022 12h46

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou ontem (3) a criação de um grupo de trabalho para "acompanhar a preparação da seleção brasileira de futebol masculino para a Copa do Mundo do Catar". Um dos objetivos da proposta do deputado José Rocha (União-BA) é "resgatar a imagem do Brasil como o 'país do futebol'".

É isso que consta no requerimento propondo a criação do grupo de trabalho, que foi votado em sessão relâmpago da comissão, ontem, que teve o registro de presença de 15 deputados, mas um plenário praticamente vazio. Coube a Rocha, ex-presidente do Vitória, a defesa da sua proposta.

"Nós estamos no ano que é eleitoral e também ano da disputa da Copa do Mundo. E é um evento importante para o nosso país, com a participação da seleção brasileira na Copa do Mundo no Qatar e essa comissão, como sendo uma Comissão do Esporte, é interessante que a gente crie um grupo de trabalho para acompanhar essa preparação da seleção brasileira de futebol masculino a ser realizada no Qatar no mês de novembro. Portanto esse é o nosso requerimento", disse.

O requerimento foi subscrito pelo deputado Delegado Pablo (União-AM), que preside a comissão, e que colocou o tema para discussão. Sem nenhum voto em contrário, o requerimento foi aprovado.

O documento lembra que o Brasil só chegou, de 2002 para cá, a uma semifinal de Copa do Mundo, em 2014, quando perdeu "de forma vexatória da Alemanha". "A imagem da seleção está em baixa e, por causa disso, o futebol brasileiro tem se afastado cada vez mais do público. Precisamos então recuperar esse esporte que, além da função social indiscutível que possui, é considerado paixão nacional. A proposta desse Grupo de Trabalho é provocar discussões dentro deste colegiado e junto à Confederação Brasileira de Futebol, entidade máxima do futebol brasileiro, como parte de um conjunto de esforços para resgatar a imagem do Brasil como 'o país do futebol'" escreveu Rocha em sua justificação.

A comissão poderá ter até 11 membros titulares e outros 11 suplentes, ainda que seja improvável que, em meio às eleições, tantos deputados se interessem por essa discussão. O grupo de trabalho não tem orçamento próprio e depende da verba de custeio da Comissão do Esporte, que é de R$ 120 mil ao ano, e que normalmente é usada para bancar viagens a Brasília das pessoas convidadas para participarem de audiências públicas. Como essas participações têm sido remotas, boa parte deste orçamento ainda não foi utilizado.