Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ana Cristina é quarta ponteira a pedir dispensa e perder Mundial de Vôlei

Ana Cristina, da seleção brasileira de vôlei - Reprodução/Instagram
Ana Cristina, da seleção brasileira de vôlei Imagem: Reprodução/Instagram

02/08/2022 19h32

Um dia depois de José Roberto Guimarães anunciar uma lista com 16 convocadas visando o Mundial de Vôlei, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) informou nesta terça-feira (2) que a ponteira Ana Cristina, caçula do grupo com 18 anos, pediu dispensa dos treinamentos e, logo, da competição.

A dispensa já era esperada pelo grupo, uma vez que Ana Cristina havia indicado que não pretendia ficar à disposição para o Mundial. Como Zé Roberto listou 16 jogadoras na convocação de ontem, o grupo que vai se preparar para a competição terá apenas 15 atletas. Até o Mundial, que começa em 23 de setembro e vai ser realizado na Holanda e na Polônia, mais um nome terá que ser cortado, possivelmente uma oposta.

Ana Cristina é um talento precoce que fez boa temporada pelo Sesc-RJ/Flamengo há dois anos e fechou um longo contrato de quatro temporadas com o Fenerbahçe, da Turquia, potência mundial, quando tinha apenas 17 anos. Em sua primeira temporada no clube turco, com experiência de uma Olimpíada nas costas, porém, ela pouco jogou.

Na seleção, vinha acontecendo o mesmo. Ainda que tenha permanecido no grupo até a fase final da Liga das Nações, Ana Cristina pouco foi utilizada por Zé Roberto, chamada principalmente quando a seleção estava perdendo. Na final diante da Itália, entrou bem e fez seis pontos.

Entre ser reserva da seleção e voltar à Turquia para conquistar espaço no clube enquanto as principais jogadoras do elenco do Fener pensam no Mundial, Ana Cristina preferiu a segunda opção e pediu dispensa da seleção. A CBV informou apenas que ela alegou "razões pessoais".

A garota é a quarta ponteira a fazer isso só nesta temporada. Antes dela, Gabi Cândido alegou em abril que teve uma paralisia no rosto e que, por isso, não poderia treinar com a seleção. Depois, Maira, destaque do Sesc/Flamengo, alegou problemas pessoais para também não aceitar a convocação.

Já visando o Mundial, o grupo perdeu Julia Bergmann, que foi titular na reta final da Liga das Nações, e que já havia avisado que iria priorizar o último ano de sua graduação em física pela Geórgia Tech, universidade dos Estados Unidos. Como as aulas e a preparação de dois meses para o Mundial são incompatíveis, ela optou por voltar à faculdade.

A lista de desfalques só para essa posição ainda tem Fernanda Garay, que deu pausa na carreira para ser mãe, Natália, que anunciou este ano a aposentadoria da seleção, e Tandara, suspensa por doping. Para o Mundial, Zé Roberto vai contar com Gabi, Pri Daroit e, provavelmente, Tainara, além de Rosamaria, que joga tanto como ponta quanto como oposta.