Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Barbeiros acham medalha de ouro olímpica no lixo e a devolvem

Casal de barbeiros com medalha olímpica - Divulgação
Casal de barbeiros com medalha olímpica Imagem: Divulgação

01/07/2022 20h33

Um casal de barbeiros encontrou uma medalha de ouro olímpica em um saco de lixo deixado nos fundos da barbearia deles na Califórnia, nos Estados Unidos. Sabendo que uma jogadora de vôlei campeã em Tóquio estava reclamando ter tido sua medalha roubada, procuraram a polícia e a devolveram para que o objeto chegasse à sua dona.

De acordo com a polícia de Anaheim, Maria Carrillo e Noe Hernandez, proprietários da Noel Barbershop, encontraram um saco plástico jogado do lado de fora da propriedade deles na última segunda-feira (27). Inicialmente, iam juntar o saco ao lixo, mas percebendo que havia algo pesado dentro, o abriram e encontraram uma medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Tóquio, marcada com a inscrição de vôlei feminino. No mesmo dia, procuraram a polícia para devolvê-la.

A dona do objeto é conhecida: a levantadora Jordyn Poulter, melhor da posição na Olimpíada passada. Ela teve a medalha roubada no fim de maio, junto com outros objetos pessoais, incluindo seu passaporte. Pelo que a jogadora contou à polícia, ela deixou o veículo destrancado na garagem da casa onde se hospedou em Anaheim para treino da seleção americana, com o portão aberto, e entrou para tomar banho e participar de uma reunião online.

Em entrevista, Poulter disse ter esquecido que um objeto tão importante havia ficado no carro. Segundo a jogadora, ela levava a medalha para todos os lugares, para mostrar a amigos, familiares, ou pessoas que a reconhecessem e pedissem para vê-la. "Estava muito feliz em compartilhar e mostrar e deixar as pessoas segurarem e usarem a medalha sempre que puder", disse a levantadora.

"Meu pensamento inicial é nunca pensar o pior e que coisas assim não acontecem. Mas acontecem e é lamentável. Você aprende muito rápido quando perde algo tão especial, tão inestimável", afirmou ela, que fez um apelo ao bandido. "Não acho que tenha tanto valor sentimental para você quanto para mim, meus amigos, família, companheiros de equipe e este programa. Se você estiver com a medalha, por favor, devolva-a, sem perguntas", pediu.

No começo de junho, a polícia informou ter prendido Jordan Fernandez, de 31 anos, como suspeito pelo caso. Ele foi acusado de roubo residencial de primeiro grau, roubo de veículo em segundo grau, roubo de identidade e porte de narcóticos, disse a polícia de Anaheim em um comunicado de imprensa, sem detalhar como chegou ao suspeito, que se declarou inocente. Agora, os policiais acreditam que ele tivesse descartado a medalha há algum tempo, mas o casal só tenha percebido esta semana.

Poulter estava oferecendo uma recompensa de US$ 1 mil para quem devolvesse a medalha, e não ficou claro se ela vai pagar essa verba ao casal, conforme prometido. Na segunda, a polícia disse que estava coordenando uma forma de entregar a medalha à levantadora, que está no Canadá jogando a Liga das Nações com a seleção dos EUA.