Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Vôlei: Brasil vence o Irã com autoridade, mas perde Alan por lesão

Renan Dal Zotto comemora vitória da seleção de vôlei - FIVB
Renan Dal Zotto comemora vitória da seleção de vôlei Imagem: FIVB

24/06/2022 12h17

A seleção brasileira masculina de vôlei fez nesta sexta-feira (24), em Sofia (Bulgária), sua melhor apresentação na Liga Mundial de Vôlei. Diante de um rival que vinha com a moral alta, o Brasil abusou das bolas rápidas e venceu com autoridade o Irã por 3 sets a 0, parciais de 30/28, 25/23 e 25/19. Foi o segundo triunfo seguido do time na Liga das Nações.

No finalzinho do primeiro set, quando o Brasil tinha um set point, Alan foi para o saque, jogou a bola para o alto para um saque-viagem, e sentiu uma lesão aparentemente muscular. O oposto precisou ser substituído, dando lugar ao irmão Darlan, garoto que hoje fez 20 anos.

Após a partida, a CBV indicou que o problema do principal pontuador do Brasil na Liga das Nações é no calcanhar de Aquiles. "No exame clínico que realizamos no Alan constatamos uma dor e uma incapacidade funcional na perna e no tornozelo direitos. Nossa suspeita é que seja uma lesão no tendão de Aquiles, e programamos para amanhã uma ressonância magnética, que é o melhor exame para podermos definir o diagnóstico e traçarmos toda a conduta do tratamento", comentou o médico da seleção, Felipe Malzac.

O triunfo dá moral ao Brasil, que até ontem estava pressionado por uma rara sequência de três derrotas seguidas, sendo duas para rivais de primeiro nível (EUA e Polônia), mas uma delas para a China, em casa, em Brasília. A seleção reagiu à pressão vencendo a Sérvia, ontem, por 3 a 0, e hoje o Irã, rival que vinha de um triunfo sobre a seleção norte-americana, que até então estava invicta.

Lucarelli mais uma vez foi o melhor da seleção brasileira, anotando 15 pontos, todos de ataque. No meio de rede, Isac jogou no lugar de Lucão e teve ótima atuação, com quatro pontos e bloqueio e 14 no total. Leal também foi bem, com 13.

O ponto negativo da partida foi o excesso de erros da seleção brasileira, que entregou 24 pontos para o Irã, quase um set inteiro. Mais de um terço dos pontos dos adversários vieram de falhas do Brasil.

Com quatro vitórias em oito jogos, o Brasil aparece, por enquanto, na sexta posição da classificação geral, com 12 pontos. Na semana mais dura da Liga das Nações, o Brasil ainda pega a Bulgária, dona da casa, no domingo, às 14h. Na última semana, no Japão, o Brasil enfrenta Alemanha, Canadá, França e Japão.