Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Vôlei: Brasil reage, mas perde a terceira seguida na Liga das Nações

Lance do jogo entre Brasil e Polônia pela Liga das Nações de Vôlei - FIVB
Lance do jogo entre Brasil e Polônia pela Liga das Nações de Vôlei Imagem: FIVB

22/06/2022 12h57

A seleção masculina de vôlei chegou hoje (22) à sua terceira derrota seguida na Liga das Nações de Vôlei. Depois de cair diante de Estados Unidos e China nos últimos dois jogos na etapa de Brasília, duas semanas atrás, nesta quarta o time de Renan Del Zotto perdeu para Polônia, na Bulgária. Com três derrotas em cinco jogos, o Brasil já iguala o número de revezes das últimas duas edições, quando fez 30 jogos na fase de classificação e perdeu três.

Apesar de atuações ruins no primeiro, terceiro e em boa parte do quarto set, o Brasil conseguiu fechar o jogo jogando melhor que a Polônia, o que deve dar alguma moral para a seleção nos três próximos compromissos em Sofia. O placar ficou em 3 sets a 1: 16/25, 25/22, 16/25 e 22/25.

A equipe já vinha muito criticada pela derrota para a China, um time sem tradição no vôlei masculino, no domingo retrasado, diante de um ginásio lotado em Brasília. Sabendo que a seleção precisa reagir, Renan escalou a equipe considerada titular: Bruninho, Rodriguinho, Alan, Leal, Lucão e Flávio.

Mas, depois de uma semana de treinos, a seleção mostrou ainda estar distante de conseguir competir o jogo todo contra um time de elite como é o caso da Polônia. Na recepção, o Brasil chegou a ter só 26% de aproveitamento, contra 61% dos rivais, que forçaram demais o saque, terminando o jogo com 13 aces, contra um dos brasileiros.

Pelo lado polonês, Semeniuk, Kurek e Kochanowski somaram 47 pontos, fazendo valer a altura e a explosão física do ataque europeu, principalmente no primeiro e terceiro sets. No quarto set, a Polônia chegou a abrir 11 pontos de vantagem, e parecia que ia atropelar o Brasil.

Mas a seleção entrou no jogo, especialmente no saque de Leal, e chegou a reduzir a diferença para apenas dois pontos. Uma invasão de Rodriguinho e um saque errado do cubano naturalizado brasileiro acabaram matando as chances de uma virada, mas ao menos ficou a impressão que, quando se impõe, o Brasil pode ser competitivo.

Com só duas vitórias em cinco jogos, a seleção brasileira busca a reação amanhã contra a Sérvia, em jogo marcado para as 10h30 pelo horário de Brasília. Na semana mais dura da Liga das Nações, o Brasil ainda pega o Irã, sexta, no mesmo horário, e a Bulgária, no domingo, às 14h. Na última semana, no Japão, o Brasil enfrenta Alemanha, Canadá, França e Japão.