Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Brasil assegura uma medalha no Mundial de Vôlei de Praia e pode chegar a 3

André Stein (1) e George (2) estão na semifinal do Mundial de Vôlei de Praia - FIVB
André Stein (1) e George (2) estão na semifinal do Mundial de Vôlei de Praia Imagem: FIVB

17/06/2022 17h03

Um ano depois do fracasso nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o vôlei de praia do Brasil está mostrando, no Campeonato Mundial, que o tropeço no Japão foi circunstancial. A competição em Roma chega amanhã (18) às semifinais, com a participação de três duplas brasileiras. No masculino, na pior das hipóteses o país ganha um bronze.

Já na noite desta sexta (17) na Itália, Renato e Vitor Felipe venceram os estonianos Nolvak e Tiisaar por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/15 e se classificaram para a semifinal. Os adversários deles na semi de amanhã serão conhecidos em um duelo ainda hoje entre uma dupla dos EUA e uma da Holanda. Amanhã o jogo será às 12h15 de Brasília, valendo vaga na final.

No outro lado da chave está a dupla André Stein/George, que mais cedo havia vencido por 2 a 0 o confronto brasileiro contra Bruno Schmidt e Saymon. Depois, Alison e Guto tropeçaram diante de Mol e Serum, noruegueses que são os atuais campeões olímpicos, com derrota por 2 a 0. André/George e os europeus se enfrentam às 16h15.

Fato curioso é que nenhum dos quatro brasileiros na semifinal do Mundial participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio. As duas duplas olímpicas do Brasil no Japão foram desfeitas, com Alison agora jogando com Guto, e Bruno Schmidt com Saymon. Evandro e Vitor Felipe formam uma dupla, mas não conseguiram se classificar para o Mundial — o país tem quatro vagas e eles eram só a quinta melhor dupla brasileira.

No feminino, Duda e Ana Patrícia, que se uniram em parceria no fim do ano, jogam a semifinal contra as suíças Heidrich e Vergé-Depré às 11h pelo horário de Brasília, também amanhã. Do outro lado da chave, um duelo entre as canadenses Bukovec e Brandie e as alemãs Muller e Tillmann.

Ou seja: nenhum país, exceto o Brasil, classificou mais de uma dupla para as semifinais, somando masculino e feminino. O Brasil avançou com três times, com outras duas parcerias sendo eliminadas em confrontos internos. As outras três perderam em pedreiras: duas para as atuais campeãs mundiais no feminino, e uma para os atuais campeões olímpicos no masculino.