Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Universidade acusa Santo André de 'privatizar' ginásio cedido para hospital

Ginásio da UFABC tomado pelo Intelli - Divulgação/Intelli
Ginásio da UFABC tomado pelo Intelli Imagem: Divulgação/Intelli

23/05/2022 18h30

A Universidade Federal do ABC descobriu pelas redes sociais que o prefeito Paulo Serra (PSDB) cedeu para um clube de futsal o ginásio que pertence à UFABC e que só está em posse do governo municipal porque havia sido emprestado com o fim exclusive de ser hospital de campanha durante a pandemia. O caso vem gerando discussão no ABC Paulista.

O ginásio da UFABC, construído com verba da universidade, logo, federal, fica em uma das principais vias do ABC, a avenida dos Estados, e era utilizado principalmente pelas equipes universitárias ligadas à UFABC, que no campus de Santo André tem cursos de engenharia e de diversas áreas de exatas (física, matemática, química, biologia, ciência da computação).

Em março de 2020, o espaço foi cedido para a prefeitura construir um hospital de campanha, que já foi desativado. Na segunda-feira da semana passada, a prefeitura universitária (quem gerencia o campus por parte da UFABC) realizou uma vistoria no local, como diz fazer todas as semanas.

Na sexta, descobriu pelo Instagram que o ginásio havia sido entregue para Intelli, um dos mais tradicionais times de futsal do país, que recentemente se mudou para a cidade e alega ter "reformado" o espaço — segundo a UFABC, nenhuma melhoria foi realizada. Mas quadra foi trocada, para uma com os patrocinadores do Intelli e sem as demarcações de outras modalidades, e até o escudo do clube foi implantado no ginásio.

O site da Liga Futsal publicou noticia comemorando a "nova casa" do Intelli, onde o clube jogaria no dia seguinte, sábado (21), mas a UFABC, que é dona do ginásio, não havia sido sequer consultada. "A Reitoria lamenta a situação e esclarece que, desde abril de 2020, com anuência do ConsUni (conselho universitário), o referido espaço está formalmente emprestado à PMSA (Prefeitura Municipal de Santo André) com a finalidade exclusiva para instalação do Hospital de Campanha. Desde então, conforme estabelecido contratualmente, a responsabilidade de utilização do Ginásio tem sido integralmente assumida pelo poder público municipal, com intermédio da Secretaria de Saúde do município", explicou a universidade, ainda na sexta.

Sem autorização para jogar no que chamava de "casa", o Intelli levou a partida de sábado para Sorocaba, onde o jogo não teve nem a presença de público nem transmissão pelo pay-per-view do campeonato. Segundo a Liga Futsal, a partida terminou empatada em 2 a 2.

Nesta segunda, universidade e prefeitura se reuniram e combinaram que, em duas semanas, o ginásio será devolvido, depois do fim da desmobilização do hospital de campanha. A prefeitura vem falando, desde sexta, que pretendia solicitar a cessão do ginásio para o time de futsal treinar e jogar, mas a UFABC deixou claro que não há nenhum acordo.

"Convênios de outra natureza, que possam prever compartilhamento de espaços para práticas esportivas, poderão ser discutidos, a partir de um programa de promoção às atividades esportivas de todas as modalidades da UFABC, devidamente formalizados, a partir de amplo diálogo com entidades esportivas e anuência do nosso Conselho Universitário", disse a reitoria, em nota.

Apesar de o ginásio estar cedido à prefeitura e ter sido apresentado com a marca da prefeitura na pintura da quadra e nas placas publicitárias, hoje o governo municipal disse que o local nem poderia receber jogos. "O equipamento esportivo não possui AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e sendo assim não pode e nem poderia receber jogos oficiais, como fora divulgado pelo clube citado. A Prefeitura se isenta sobre o debate entre a universidade e o clube, já que não participou desta questão", disse em nota.

Chamado por muitos anos nas transmissões esportivas da Globo de Orlândia, cidade onde nasceu em 1977, o Intelli perdeu apoio naquela cidade do interior de São Paulo e, desde 2017, virou nômade. Passou duas temporadas em São Sebastião do Paraíso (MG), depois São Carlos (SP) e desde o ano passado é de Santo André. Sem ginásio, vinha jogando em São Bernardo do Campo, porém.